Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Carro a diesel: legalize já!

Carro a diesel: legalize já!


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
27 de abril de 2010

 


O Peugeot 207 Passion diesel mostrou o potencial deste tipo de motor nos automóveis de passeio

Já faz algum tempo que a SAE BRASIL tem defendido a liberação do uso do óleo diesel como combustível para veículos de passeio, tal como ocorre no resto do mundo. A idéia não é má, pelo contrário, é excelente sob o ponto de vista operacional, principalmente para quem utiliza o automóvel como veículo de trabalho.
Em tempo: a SAE BRASIL é uma associação formada por engenheiros que atuam nas indústrias automotiva, aeronáutica, naval, ferroviária, enfim, que trabalham em algum tipo de empresa envolvida em transporte de pessoas e carga, nos mais diversos modais existentes. Foi fundada há mais de 100 anos, nos Estados Unidos, por personalidades como Henry Ford e Thomas Edison, e atualmente são responsáveis pela elaboração de diversas normas internacionais como as que classificam os óleos lubrificantes.
Mas, voltando ao tema, após conversar com os engenheiros da SAE BRASIL, percebi que para os reparadores esta pode ser uma ideia interessante, pois traria uma maior diversidade de veículos para a frota e, consequentemente, novas oportunidades de trabalho.
Seria necessário investimentos em capacitação técnica, sem dúvidas, mas, ocorre que a SAE BRASIL defende a liberação do diesel em automóveis de passeio principalmente para beneficiar motoristas que utilizam o carro como ferramenta de trabalho (frotistas, taxistas etc.). São pessoas que normalmente cuidam bem do veículo, pois dependem dele para sobreviver.
Para divulgar a ideia de que o carro a diesel é viável, a associação realizou evento de teste drive no início do mês passado, em Piracicaba, interior de São Paulo. Estiveram presentes marcas como Peugeot, Kia, Toyota, TAC e Volkswagen, porém o único automóvel de passeio que rodou foi o Peugeot 207 Passion 2.0 TDi. O Kia e o Toyota eram SUVs e o TAC, um jipe, todos com tração 4x4 e sistema de reduzida, o que possibilita a venda destes tipos de veículos com motor diesel.
Já a Volkswagen levou um Fox tipo exportação com motor diesel de 1.4 litro, 3 cilindros, com bomba injetora, tecnologia ainda defasada em relação ao Common Rail, porém suficiente para o veículo atingir classificação Euro 4, na Europa.
Ao sentar atrás do volante de um carro diesel, algumas diferenças são notadas no momento em que se dá a partida, pois o ronco característico e áspero do motor diesel é inconfundível. Parece um caminhão. Mas, depois de alguns quilômetros, mal se nota que à frente do parabrisas está um propulsor diesel.
Silencioso e de excelente retomadas de velocidade, o motor diesel disponibiliza maior torque em baixas rotações, se comparado aos motores ciclo Otto. Robustos por natureza (afinal um motor diesel trabalha com taxas de compressão bem mais alta), os motores diesel têm vida útil de 1 milhão de quilômetros (quando realizadas manutenções preventivas adequadas) e isso, para o reparador significa maior importância na fidelização do cliente deste tipo de veículo.
O recado é, portanto, que vale a pena brigar pela liberação do diesel para automóveis de passeio, seja pelo lado do consumidor, que poderá escolher por mais um tipo de combustível, e também para o reparador, que contará com um cliente diferenciado na oficina. Resta saber, agora, quanto tempo o governo irá demorar para atender este apelo, pois até mesmo no caso dos veículos híbridos, o motor a diesel mostra ser mais eficiente, interessante e ecológico do que o a gasolina/álcool e até mesmo flex, pelo simples fato de rodar mais quilômetros/tempo por litro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Geral
Geral
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté