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Bons exemplos da prática da manutenção preventiva


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Akashi
23 de julho de 2009
Em Bragança Paulista, cidade localizada há 90 km de São Paulo, grupo de oficinas dá exemplo e envolve população na celebração do Mês da Manutenção Preventiva

Pelo terceiro ano consecutivo, um grupo formado por 11 empresários da reparação automotiva de Bragança Paulista e região realizou evento com objetivo de fomentar a conscientização da manutenção preventiva entre os motoristas da cidade. Batizada de Pit Stop, a ação atingiu mais de 106 veículos, e contou com serviços de verificação itens mecânicos, de segurança, elétrica e funilaria.

O evento comemorou o Mês da Manutenção Preventiva, celebrado durante todo o mês de junho em diversas cidades brasileiras, com destaque para Bragança Paulista e Ponta Grossa (PR). Na primeira, uma lei municipal torna a manutenção preventiva obrigatória, porém a administração pública ainda não se manifestou favorável à instituição da Inspeção técnica veicular.

Já no Paraná, uma lei estadual fez de junho o Mês da Manutenção Preventiva, porém Ponta Grossa é uma das poucas cidades do Estado que realiza eventos para disseminar a cultura da prevenção entre os motoristas do município.


Em Ponta Grossa (PR), a ação atingiu cerca de 400 pessoas, entre motoristas, frotistas, empresários e mecânicos

Segundo o presidente do Sindirepa de Ponta Grossa, Rubens Scoss Jr., a cidade foi a primeira do Estado a apresentar projeto que foi aprovado e transformado em lei (9146/2007), instituindo junho como o “Mês da Conscientização da Manutenção Preventiva em Veículos Automotores”.

Este ano, aproximadamente 400 pessoas entre condutores de veículos, frotistas, empresários, mecânicos, aprendizes, tiveram a oportunidade de receber informações valiosas e gratuitas durante todo o Mês de junho.

Para o presidente do Sindirepa Ponta Grossa, no mês da conscientização da manutenção preventiva nos veículos automotores teve como objetivo principal conscientizar a comunidade também sobre a importância da proteção ao meio ambiente e a necessidade do aumento da segurança no trânsito. Análise de emissão de gases poluentes, freios, suspensão e motor estiveram entre os mais de 20 itens que foram inspecionados gratuitamente, na ocasião do Check-up gratuito.

“O Mês da Conscientização da Manutenção Preventiva trouxe muito beneficio para a comunidade e principalmente para a cadeia de reposição que se uniu em prol de um mesmo objetivo beneficiando toda a sociedade”, afirma Scoss Jr. A campanha deste ano contou com a parceria de diversas empresas, como Auto Peças Severich, Amortecedores Monroe, Cobreq, Dayco, Gil Peças, Mahle, MTE – Thonson, Esso Mobil, PMPG, Sebrae, Super Muffato, Shopping Total, Sesi/Senai, Sest/Senat e Topfilter.

Rentabilidade

Falar em manutenção preventiva é falar em lucro, ganho e benefícios, principalmente para o dono do carro. Porém, o reparador também ganha, e muito, quando aplica os princípios da prevenção nos veículos dos clientes, e a forma mais fácil é por meio de um check list (faça o download do check list da Agenda do Carro pelo site do jornal Oficina Brasil).

Porém, muito mais do que isso, o reparador tem de vender essa ideia ao cliente, conscientizando-o da boa relação custo/benefício que a preventiva traz ao dono do carro. Em suma, é dizer a ele que a troca de uma correia dentada a cada 50 mil Km fica muito mais barata do que ter de trocar as válvulas em caso de quebra do componente.

Infeliz mente a grande maioria das pessoas só procuram um especialista quando os sintomas começam a incomodar. Se isso ocorre com a saúde, com o carro também é comum. Porem, imagine se a manutenção dos elevadores fosse tratada da mesma forma que a dos veículos que circulam pelas ruas... provavelmente o trânsito seria menor, pois haveria muito mais gente presa em elevadores do que em engarrafamentos. Agora, ficar parado na rua com o carro quebrado pode, mas preso no elevador é um absurdo. Será mesmo?

Assim, adote a prevenção como um lema na sua empresa e faça dela um cotidiano. Seus clientes, com certeza agradecerão.

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