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Pelo terceiro ano consecutivo, um grupo formado por 11 empresários da reparação automotiva de Bragança Paulista e região realizou evento com objetivo de fomentar a conscientização da manutenção preventiva entre os motoristas da cidade. Batizada de Pit Stop, a ação atingiu mais de 106 veículos, e contou com serviços de verificação itens mecânicos, de segurança, elétrica e funilaria.
O evento comemorou o Mês da Manutenção Preventiva, celebrado durante todo o mês de junho em diversas cidades brasileiras, com destaque para Bragança Paulista e Ponta Grossa (PR). Na primeira, uma lei municipal torna a manutenção preventiva obrigatória, porém a administração pública ainda não se manifestou favorável à instituição da Inspeção técnica veicular.
Já no Paraná, uma lei estadual fez de junho o Mês da Manutenção Preventiva, porém Ponta Grossa é uma das poucas cidades do Estado que realiza eventos para disseminar a cultura da prevenção entre os motoristas do município.
Em Ponta Grossa (PR), a ação atingiu cerca de 400 pessoas, entre motoristas, frotistas, empresários e mecânicos
Segundo o presidente do Sindirepa de Ponta Grossa, Rubens Scoss Jr., a cidade foi a primeira do Estado a apresentar projeto que foi aprovado e transformado em lei (9146/2007), instituindo junho como o “Mês da Conscientização da Manutenção Preventiva em Veículos Automotores”.
Este ano, aproximadamente 400 pessoas entre condutores de veículos, frotistas, empresários, mecânicos, aprendizes, tiveram a oportunidade de receber informações valiosas e gratuitas durante todo o Mês de junho.
Para o presidente do Sindirepa Ponta Grossa, no mês da conscientização da manutenção preventiva nos veículos automotores teve como objetivo principal conscientizar a comunidade também sobre a importância da proteção ao meio ambiente e a necessidade do aumento da segurança no trânsito. Análise de emissão de gases poluentes, freios, suspensão e motor estiveram entre os mais de 20 itens que foram inspecionados gratuitamente, na ocasião do Check-up gratuito.
“O Mês da Conscientização da Manutenção Preventiva trouxe muito beneficio para a comunidade e principalmente para a cadeia de reposição que se uniu em prol de um mesmo objetivo beneficiando toda a sociedade”, afirma Scoss Jr. A campanha deste ano contou com a parceria de diversas empresas, como Auto Peças Severich, Amortecedores Monroe, Cobreq, Dayco, Gil Peças, Mahle, MTE – Thonson, Esso Mobil, PMPG, Sebrae, Super Muffato, Shopping Total, Sesi/Senai, Sest/Senat e Topfilter.
Rentabilidade
Falar em manutenção preventiva é falar em lucro, ganho e benefícios, principalmente para o dono do carro. Porém, o reparador também ganha, e muito, quando aplica os princípios da prevenção nos veículos dos clientes, e a forma mais fácil é por meio de um check list (faça o download do check list da Agenda do Carro pelo site do jornal Oficina Brasil).
Porém, muito mais do que isso, o reparador tem de vender essa ideia ao cliente, conscientizando-o da boa relação custo/benefício que a preventiva traz ao dono do carro. Em suma, é dizer a ele que a troca de uma correia dentada a cada 50 mil Km fica muito mais barata do que ter de trocar as válvulas em caso de quebra do componente.
Infeliz mente a grande maioria das pessoas só procuram um especialista quando os sintomas começam a incomodar. Se isso ocorre com a saúde, com o carro também é comum. Porem, imagine se a manutenção dos elevadores fosse tratada da mesma forma que a dos veículos que circulam pelas ruas... provavelmente o trânsito seria menor, pois haveria muito mais gente presa em elevadores do que em engarrafamentos. Agora, ficar parado na rua com o carro quebrado pode, mas preso no elevador é um absurdo. Será mesmo?
Assim, adote a prevenção como um lema na sua empresa e faça dela um cotidiano. Seus clientes, com certeza agradecerão.