A Agenda do Carro promoveu uma reunião com reparadores da região de Santos para abordar a inspeção veicular ambiental. No encontro, que aconteceu na Associação Comercial de Santos, foi discutido o projeto de implantação da inspeção em São Vicente e seu andamento.
Entre os palestrantes, Gustavo Pires, da EcoPalace falou sobre coleta e destinação de resíduos nas oficinas. Além disso, Alfredo Bastos, da MTE – Thomson apresentou informações sobre a inspeção veicular ambiental promovida em São Paulo, e que já está sendo implementada em outras cidades do país. Na apresentação, Alfredo ressaltou a emissão de poluentes e as conseqüências ao meio ambiente e também discutiu a questão da falta de mão de obra especializada, grande gargalo do setor. Os reparadores presentes se identificaram com a situação e afirmaram que já passam apuros pela falta de profissionais.
A reunião também contou com representantes da Secretaria do Meio Ambiente de São Vicente, que falaram sobre o projeto de Lei da cidade, que prevê a inspeção veicular ambiental na cidade até 2012 e que já foi aprovado.
O procurador Mauricio Kramer, de Cubatão, e Carlos Eduardo Garcia do Grupo GERA, também participaram. O evento também contou com a presença do secretario do Verde e Meio Ambiente de São Vicente, Fabio Alexandre Araujo.
Entre os convidados, estiveram presentes representantes do grupo G10, que agrega oficinas da baixada Santista. Segundo Cleide Nascimento, da Zebinho Car Serviços Automotivos e representante do grupo, o evento foi importante para agregar conhecimento sobre o tema. Segundo ela, embora a baixada Santista não tenha inspeção, já existe demanda de veículos que ainda não foram transferidos para a região. “O Grupo G10 apoia a inspeção porque temos pleno conhecimento de sua importância tanto para o meio ambiente, como para o setor automotivo”.
Cleide também falou das expectativas dos reparadores do litoral. “Estamos nos preparando para a chegada da nova lei. Alguns membros do grupo já compraram analisadores e outros já buscam informações a respeito de marcas e valores”, ressaltou.