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Abraciclo divulga o balanço das vendas de motos nos seis primeiros meses de 2009


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Arthur Gomes Rossetti
08 de julho de 2009

O início de 2009 foi marcado por uma redução na casa dos 30% no número de motocicletas comercializadas no mercado interno, em comparação aos seis primeiros meses de 2008.  Como justificativa temos a maior exigência para liberação do crédito aos consumidores por parte das financeiras e as expectativas pessimistas sobre o futuro dos mercados, na fase do auge da crise financeira internacional.
No mesmo período as exportações caíram 50%. Segundo o presidente da entidade Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bibicletas e Similares) e executivo da Honda, Paulo Shuiti Takeuchi, “Devido ao posicionamento diferenciado adotado pelas montadoras Brasileiras, os nossos produtos possuem tecnologia e qualidade superior aos produzidos nos países da Ásia, o que nos deixa em desvantagem no quesito preço e conseqüentemente acabamos por vender menos, mesmo tendo um produto superior”.
Em contrapartida, segundo dados da entidade, de janeiro a março de 2009, o setor faturou 309.630 unidades contra 422.338 no período de abril a junho do mesmo ano, o que representa uma alta de 36% no 2º trimestre.
Para alavancar ainda mais as vendas, o Governo acaba de liberar uma linha de crédito de R$ 100 milhões aos motociclistas que exerçam alguma atividade profissional com o auxílio da motocicleta. O motoprofissional terá a disposição um teto de R$ 8,5 mil e poderá adquirir apenas modelos zero quilometro de até 150 cilindradas. O crédito é liberado apenas uma vez, pois estará diretamente ligado ao CPF do tomador.
Esta medida poderá provocar a diminuição ou até a extinção da projeção de que fecharemos o ano de 2009 com cerca de 10% a menos no volume de unidades vendidas no mercado interno em comparação a 2008.
De janeiro a junho de 2009, as marcas que lideram o ranking do mercado interno são: Honda com 580.580 unidades (79,3%), Yamaha com 99.036 unidades (13,5%), Dafra com 33.079 unidades (4,5%)  e Sundown com 15.657 unidades (2,1%). A montadora Suzuki e Traxx não divulgaram os números de vendas. As montadoras Bramont (Ducati, Husqvarna, Malaguti e  Triumph), Buell, Harley-Davidson e Kasinski representam isoladamente, menos de 1% do mercado.

Motocheck-up
Conforme falado na edição de junho de 2009, o Motocheck-up apontou que em quase 50% das 13 mil motocicletas avaliadas, o freio traseiro e a relação (coroa, corrente e pinhão) estavam deteriorados ou em final de vida útil. Em 39%, o freio dianteiro também necessitava manutenção (final de vida útil ou deficiente). Em 20% os pneus necessitavam ser substituídos.
Está aí uma boa oportunidade de negócio para o reparador abastecer o seu estoque com esta linha de produto, paralelamente a uma estratégia de manutenção preventiva junto aos clientes.

Premio Abraciclo de Jornalismo
Os jornalistas que tiveram matérias publicadas sobre o setor poderão se inscrever até o dia 15 de novembro no Prêmio Abraciclo de Jornalismo. O evento organizado pela entidade defende as matérias que falam sobre a situação do segmento, soluções para o trânsito ou que incentivem a utilização segura dos veículos de duas rodas como meio de transporte.
A premiação contemplará oito categorias: TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet, Fotografia, Bicicletas e Segurança e Educação no Trânsito. Os vencedores de cada categoria receberão R$ 4,5 mil e um troféu. 
Para mais informações e inscrições, acesse o site www.premioabraciclojornalismo.com.br.

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