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No mês passado presenciei fato histórico no setor da reparação automotiva: a apresentação de um plano de ação para desenvolvimento do negócio ‘oficina mecânica’ que possibilitará aos reparadores adquirir conhecimento necessário para se tornarem empresários.
O palco foi o Senai Campinas e os agentes da ação os próprios reparadores, organizados em grupo, orientados pelo Sebrae Campinas e AESA-SP (Associação das Empresas de Serviços Automotivos do Estado de São Paulo).
Segundo o presidente da AESA, Yoshio Wakabayashi ‘Roberto’, o projeto foi 100% desenvolvido a partir das necessidades das empresas, e levou meses para ser elaborado justamente para contemplar o maior número possível de ações para se estabelecer um patamar mínimo de competitividade.
Uma análise detalhada do plano de ação do projeto, batizado de ‘Caminhos para Excelência das Empresas de Reparação Automotiva de Campinas e Região’, mostra que as horas de discussão do grupo pioneiro foram bem utilizadas, pois as etapas definidas estão muito bem organizadas, detalhadas e planejadas.
O sucesso deste projeto depende agora da continuidade, o que significa dizer da união dos reparadores donos de oficina, e é ai que tudo pode ir por água abaixo. Neste primeiro momento do projeto, cerca de 50 reparadores, proprietários de oficinas, aderiram ao projeto. Um número que chega a surpreender, e que todos esperam que se mantenha até o final. Porém, as próximas etapas definirão o interesse de cada um na superação do desafio de se tornar um reparador-empresário.
Assim, o próximo passo é a contratação dos consultores que farão todo o trabalho de indicar os caminhos a percorrer, que foram divididos em quatro temas: Gestão, Recursos Humanos, Mercado e Tecnologia.
Em cada um deles, foram estabelecidos metas e responsabilidades, e definido um cronograma de eventos. Cada agente da ação sabe, portanto, o que deve fazer, quando e por quê. O ator principal é o reparador, que começará 2010 com perspectivas diferentes, participando de cursos e palestras sobre como ser um empreendedor e a força da união.
A semente está lançada e iremos acompanhar passo a passo o desenvolvimento desta história, que tem tudo para dar certo e se tornar mais um grande case de sucesso do Sebrae. Aos reparadores que aceitaram este desafio, boa sorte.
Para alguns, o caminho não será muito acidentado, mas para outros haverá momentos que pensarão em desistir e, será nessa hora que a união do grupo deverá fazer a diferença. O sucesso do projeto não se resume ao sucesso de dois ou três participantes, mas, sim, de todos.
Ações propostas pelo projeto
Gestão Empresarial:
- Consultoria em fluxo de processos;
- Capacitação gerencial;
- Consultoria em layout;
- Consultoria financeira;
- Orientação jurídica e contábil;
- Parcerias com entidades financeiras para disponibilização de parcelamento aos clientes.
Recursos Humanos:
- Treinamento e atualização de mão de obra;
- Motivação e interação de colaboradores;
- Capacitação da liderança;
- Rotina de reunião nas empresas;
- Manual de normas e convivência;
- Treinamento em medicina e segurança no trabalho;
- Promover aperfeiçoamento em informática;
- Questionário para contratação.
Mercado:
- Orientação e adequação das empresas para certificação;
- Capacitação em atendimento ao cliente;
- Implantar programa de marketing conjunto;
- Avaliação do projeto.
Tecnologia:
- Treinamentos em centros tecnológicos e fabricas e instituições;
- Banco de dados de ferramentas e informações técnicas;
- Aquisição de softwares e equipamentos comuns.