Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Marketing é uma poderosa ferramenta para conquistar e manter clientes. Tão importante quanto a qualidade dos seus serviços
Tudo anda muito certinho na sua oficina. Os clientes são bem atendidos, sua equipe passa por treinamento periodicamente, você investiu para modernizar sua estrutura e seus processos. Os prazos são cumpridos religiosamente, e um bom sistema de orçamentação evita problemas com as seguradoras e ainda o ajuda na gestão da oficina... Tudo perfeito, se não fosse por um detalhe: a clientela não aumenta no ritmo que você espera.
O problema é que, no ramo da prestação de serviços, não adianta apenas ser bom no que se faz. É preciso contar para os outros que você é muito bom, é preciso divulgar a sua qualidade (e a sua existência) para quem ainda não conhece a sua oficina. E ainda é preciso lembrar a quem já conhece os seus serviços a satisfação que o seu trabalho proporcionou.
A propaganda é a alma do negócio. Tenha sempre a preocupação de investir no marketing da sua empresa, porque é um dos melhores investimentos a serem feitos. Há oficinas que, às vezes, não têm uma qualidade tão boa, mas conseguem giro por um marketing eficiente – embora, vale lembrar, chegará a hora em que o marketing não vai mais conseguir mascarar as deficiências no trabalho.
Para manter sua oficina em evidência e fazer com que seus clientes se tornem fiéis à sua marca, siga as dicas de marketing da Auto Reparo.
Divulgue
Por mais que a fachada da sua oficina esteja bem cuidada, não é nela que você deve depositar a esperança de atrair novos clientes. Principalmente porque, se dependesse só da fachada, seu universo de clientes em potencial se limitaria aos que passam pela sua rua.
Para chamar a atenção de quem nunca ouviu falar de você, invista em ações de divulgação. Uma ação básica é fazer publicidade em jornais e revistas. Sua verba não permite um anúncio numa revista de grande circulação? Não tem problema, procure divulgar em jornais que circulem na vizinhança, como jornais de bairro. Geralmente, o cliente não quer cruzar a cidade para levar o carro à oficina. Descobrir que há uma reparadora próxima é sempre positivo para quem se vê, de repente, com problemas no veículo.
Uma alternativa pouco conhecida de divulgação, mas que combina custo baixo com bons resultados, é a assessoria de imprensa. Esse trabalho é feito por um profissional, ou uma empresa, cuja missão é conseguir que jornais e revistas falem de você em matérias ligadas à reparação automotiva – sem custo! Você só paga a taxa da assessoria de imprensa. Outra vantagem deste tipo de divulgação é que o cliente dá mais valor a uma informação sobre você escrita numa matéria de jornal (quando outros estão falando bem de você) do que essa mesma informação num anúncio pago (quando é você mesmo falando bem de você).
Foco na região
O trabalho concentrado na região em que sua oficina está instalada ainda permite outras ações. Uma delas é marcar presença em eventos locais. Vai haver uma “feira do automóvel” num bairro próximo? Informe-se sobre como participar, patrocinando o evento (quando sua marca é exposta de diversas formas) ou como expositor (quando você pode distribuir folhetos publicitários, sortear uma revisão gratuita para os frequentadores, entre outras ações). O evento pode ter foco em outros assuntos também; o importante é que você atinja seu público-alvo: proprietários de veículos que morem perto da sua oficina.
Vale a pena também enviar uma mala-direta, que pode ser por e-mail. Levante um mailing com os contatos de moradores e empresas da região (principalmente se houver empresas com frotas), e envie comunicados, falando dos serviços prestados pela sua empresa. Incluir, nesses comunicados, uma dica de manutenção preventiva, como a periodicidade em que a pessoa deve checar os freios, por exemplo, é um ato simpático, que dá a impressão de que você não quer apenas tirar dinheiro do bolso do cliente.
Faça um site
Ainda que os resultados sejam desiguais, ficar fora da Internet, hoje em dia, é deixar de ocupar um espaço que, com certeza, a sua concorrência está ocupando. Ter um site custa menos do que você imagina e fica sendo uma vitrine do que você oferece.
Se você optar por links pagos em buscadores como o Google, sua oficina será uma das primeiras coisas que o cliente vai encontrar na Internet quando digitar “funilaria e pintura”, “reparação de carro” ou outra palavra que você ache mais fácil identificar ao seu negócio.
Mantenha contato
Já conquistou o cliente? Então está na hora de mantê-lo. Não adianta nada pegar todos os contatos do proprietário do veículo, quando o carro dele está na oficina, se você não vai usar esses dados para nada. Use-os para manter seu cliente em contato com sua oficina, a par dos seus melhoramentos, de suas promoções e até para lhe enviar informações importantes sobre o veículo dele.
Assim que o cliente sair da sua oficina com o carro reparado, ligue para saber qual foi a satisfação dele quanto ao serviço prestado. Depois de uns três meses, ligue de novo para saber se está tudo bem com o veículo, e para oferecer serviços (um polimento gratuito é um encantamento do cliente, que acha que nunca vai ter nada de graça).
Qualidade também é propaganda
Como a propaganda do boca a boca ainda é forte quando se fala em indicação de oficinas, lembre que um serviço prestado com excelência já responde por uma propaganda positiva de forte efeito. Um cliente bem atendido vai indicar a sua oficina quando um conhecido pedir uma dica de reparadora confiável. Por outro lado, um mau atendimento gera uma propaganda negativa bem mais forte que o efeito da positiva. Afinal, reclamar é de graça e serve para o cliente insatisfeito desabafar para o maior número possível de pessoas. Padronize seus processos, invista em equipamentos modernos, treine seu pessoal e não caia nessa armadilha. Assim como um bom trabalho pode não alcançar todo o seu potencial comercial sem um marketing bem feito, de nada adianta divulgar uma qualidade que, na prática, não se confirma.