Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. A alma do negócio

A alma do negócio

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Carvalho
08 de julho de 2010

 

Marketing é uma poderosa ferramenta para conquistar e manter clientes. Tão importante quanto a qualidade dos seus serviços

Tudo anda muito certinho na sua oficina. Os clientes são bem atendidos, sua equipe passa por treinamento periodicamente, você investiu para modernizar sua estrutura e seus processos. Os prazos são cumpridos religiosamente, e um bom sistema de orçamentação evita problemas com as seguradoras e ainda o ajuda na gestão da oficina... Tudo perfeito, se não fosse por um detalhe: a clientela não aumenta no ritmo que você espera.

O problema é que, no ramo da prestação de serviços, não adianta apenas ser bom no que se faz. É preciso contar para os outros que você é muito bom, é preciso divulgar a sua qualidade (e a sua existência) para quem ainda não conhece a sua oficina. E ainda é preciso lembrar a quem já conhece os seus serviços a satisfação que o seu trabalho proporcionou.

A propaganda é a alma do negócio. Tenha sempre a preocupação de investir no marketing da sua empresa, porque é um dos melhores investimentos a serem feitos. Há oficinas que, às vezes, não têm uma qualidade tão boa, mas conseguem giro por um marketing eficiente – embora, vale lembrar, chegará a hora em que o marketing não vai mais conseguir mascarar as deficiências no trabalho.

Para manter sua oficina em evidência e fazer com que seus clientes se tornem fiéis à sua marca, siga as dicas de marketing da Auto Reparo.

Divulgue
Por mais que a fachada da sua oficina esteja bem cuidada, não é nela que você deve depositar a esperança de atrair novos clientes. Principalmente porque, se dependesse só da fachada, seu universo de clientes em potencial se limitaria aos que passam pela sua rua.

Para chamar a atenção de quem nunca ouviu falar de você, invista em ações de divulgação. Uma ação básica é fazer publicidade em jornais e revistas. Sua verba não permite um anúncio numa revista de grande circulação? Não tem problema, procure divulgar em jornais que circulem na vizinhança, como jornais de bairro. Geralmente, o cliente não quer cruzar a cidade para levar o carro à oficina. Descobrir que há uma reparadora próxima é sempre positivo para quem se vê, de repente, com problemas no veículo.

Uma alternativa pouco conhecida de divulgação, mas que combina custo baixo com bons resultados, é a assessoria de imprensa. Esse trabalho é feito por um profissional, ou uma empresa, cuja missão é conseguir que jornais e revistas falem de você em matérias ligadas à reparação automotiva – sem custo! Você só paga a taxa da assessoria de imprensa. Outra vantagem deste tipo de divulgação é que o cliente dá mais valor a uma informação sobre você escrita numa matéria de jornal (quando outros estão falando bem de você) do que essa mesma informação num anúncio pago (quando é você mesmo falando bem de você).

Foco na região
O trabalho concentrado na região em que sua oficina está instalada ainda permite outras ações. Uma delas é marcar presença em eventos locais. Vai haver uma “feira do automóvel” num bairro próximo? Informe-se sobre como participar, patrocinando o evento (quando sua marca é exposta de diversas formas) ou como expositor (quando você pode distribuir folhetos publicitários, sortear uma revisão gratuita para os frequentadores, entre outras ações). O evento pode ter foco em outros assuntos também; o importante é que você atinja seu público-alvo: proprietários de veículos que morem perto da sua oficina.

Vale a pena também enviar uma mala-direta, que pode ser por e-mail. Levante um mailing com os contatos de moradores e empresas da região (principalmente se houver empresas com frotas), e envie comunicados, falando dos serviços prestados pela sua empresa. Incluir, nesses comunicados, uma dica de manutenção preventiva, como a periodicidade em que a pessoa deve checar os freios, por exemplo, é um ato simpático, que dá a impressão de que você não quer apenas tirar dinheiro do bolso do cliente.

Faça um site
Ainda que os resultados sejam desiguais, ficar fora da Internet, hoje em dia, é deixar de ocupar um espaço que, com certeza, a sua concorrência está ocupando. Ter um site custa menos do que você imagina e fica sendo uma vitrine do que você oferece.

Se você optar por links pagos em buscadores como o Google, sua oficina será uma das primeiras coisas que o cliente vai encontrar na Internet quando digitar “funilaria e pintura”, “reparação de carro” ou outra palavra que você ache mais fácil identificar ao seu negócio.

Mantenha contato
Já conquistou o cliente? Então está na hora de mantê-lo. Não adianta nada pegar todos os contatos do proprietário do veículo, quando o carro dele está na oficina, se você não vai usar esses dados para nada. Use-os para manter seu cliente em contato com sua oficina, a par dos seus melhoramentos, de suas promoções e até para lhe enviar informações importantes sobre o veículo dele.

Assim que o cliente sair da sua oficina com o carro reparado, ligue para saber qual foi a satisfação dele quanto ao serviço prestado. Depois de uns três meses, ligue de novo para saber se está tudo bem com o veículo, e para oferecer serviços (um polimento gratuito é um encantamento do cliente, que acha que nunca vai ter nada de graça).

Qualidade também é propaganda
Como a propaganda do boca a boca ainda é forte quando se fala em indicação de oficinas, lembre que um serviço prestado com excelência já responde por uma propaganda positiva de forte efeito. Um cliente bem atendido vai indicar a sua oficina quando um conhecido pedir uma dica de reparadora confiável. Por outro lado, um mau atendimento gera uma propaganda negativa bem mais forte que o efeito da positiva. Afinal, reclamar é de graça e serve para o cliente insatisfeito desabafar para o maior número possível de pessoas. Padronize seus processos, invista em equipamentos modernos, treine seu pessoal e não caia nessa armadilha. Assim como um bom trabalho pode não alcançar todo o seu potencial comercial sem um marketing bem feito, de nada adianta divulgar uma qualidade que, na prática, não se confirma.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil