Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Especial
  4. /
  5. Ford Fiesta - o fim de uma história de 23 anos no Brasil

Ford Fiesta - o fim de uma história de 23 anos no Brasil


Com o encerramento da produção na planta de São Bernardo, a Ford deixará de produzir o modelo presente no mercado brasileiro há mais de duas décadas

Caique Silva
27 de março de 2019

A Ford anunciou neste último mês o fechamento de sua fábrica de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo. Com isso, a produção do modelo presente no Brasil há 23 anos será descontinuada.  

A decisão implica no encerramento das participações da montadora no segmento de caminhões na América do Sul, chegando ao fim também a produção das linhas Cargo, F-4000 e F-35.  

Vale lembrar que recentemente a Ford já tinha anunciado o fim da produção do Focus na Argentina, programada para maio de 2019. 

“Sabemos que essa decisão terá um impacto significativo sobre os nossos funcionários de São Bernardo do Campo e, por isso, trabalharemos com todos os nossos parceiros nos próximos passos”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul. “Atuando em conjunto com concessionários e fornecedores, a Ford manterá o apoio integral aos consumidores no que se refere a garantias, peças e assistência técnica”, completou.  

A TRAJETÓRIA DO FORD FIESTA NO BRASIL 

• O Fiesta chegou ao Brasil em sua terceira geração, em 1995, mas ainda sendo importado da Espanha. A versão tinha motorização 1.3. Sua produção no país se iniciou apenas em 1996, com a quarta geração do modelo; 

• O primeiro modelo do Fiesta a ser fabricado em São Bernardo do Campo contava com os propulsores 1.3 Endura e 1.4 Zetec e carrocerias de duas ou quatro portas. Nesta geração surgiu o primeiro Fiesta Sedan; 

• A linha 1999 contou com a substituição dos motores pela linha Zetec Rocam 1.0 e 1.6 e uma pequena reestilização frontal; 

• A quinta geração do Fiesta, em 2002, marcou a estreia da nova fábrica da Ford, em Camaçari, na Bahia, além de uma grande mudança visual e de porte; 

• A linha 2008 do Fiesta não trouxe grandes novidades além de sua nova versão Trail; 

• O modelo 2010 contou com uma nova reestilização; 

• Em 2011 a Ford iniciou as vendas do New Fiesta no Brasil, importado do México. O modelo contava com motor 1.6 e uma identidade visual totalmente renovada; 

• Em 2013 se iniciou a produção do New Fiesta no Brasil, modelo que contava com uma nova plataforma; 

• No fim de 2016, a linha 2017 do Fiesta ganhou a moderna motorização 1.0 EcoBoost;  

• Em 2017 o modelo ganhou sua última reestilização.  

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Especial
Especial
Carro voador, da ficção à realidade, as montadoras estão investindo em modelos de produção
Especial
Especial
André Simões: a construção de um sonho
Especial
Especial
Grupo Oficina Brasil troca de comando