Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Especial
  4. /
  5. Aplicativo do Carro 100% veio para orientar o motorista a fazer a melhor manutenção preventiva

Aplicativo do Carro 100% veio para orientar o motorista a fazer a melhor manutenção preventiva


O acesso às informações sobre revisão e orientação sobre manutenção agora está disponível por meio de um sistemaque avisa o usuário quais itens devem ser checados

Da Redação
11 de maio de 2015

“O sistema é interativo e permite que o motorista compartilhe a nota do carro no Facebook. O motorista também recebe medalhas, conforme ele faz a revisão necessária e atualiza o aplicativo, podendo compartilhar esses resultados em redes sociais” Elias Mufarej, coordenador do GMA e conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposiçãoCriado para versões Android e IOS de smartphones, o aplicativo do Carro 100 % (Carro 100), lançado na 12ª Automec, é mais uma ação da parceria entre Sindipeças, Andap, Sincopeças e Sindirepa nacional, que tem o apoio e suporte do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. Entre os 25 itens que devem ser checados estão pastilhas de freio, amortecedores, filtros, etc.

O aplicativo possui sistema que ajuda o motorista a verificar a hora certa para revisão de itens relacionados à segurança e economia.

Para baixar gratuitamente, basta acessar as lojas dos smartphones e digitar Carro 100. Em seguida, é só responder um breve questionário com os dados do carro (marca, modelo, ano e quilometragem média anual) e outras informações que permitem ao sistema calcular automaticamente como está a condição de vários itens do veículo, bem como gerar uma nota, de acordo com a situação de cada componente da lista, e avisa quando é necessário fazer verificação. “O sistema é interativo e permite que o motorista compartilhe a nota do carro no Facebook. O motorista também recebe medalhas, conforme ele faz a revisão necessária e atualiza o aplicativo, podendo compartilhar esses resultados em redes sociais”, explica Elias Mufarej, coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva e conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposição.

Complementando a interatividade com o motorista, foram desenvolvidos Twitter (endereço: @carro100oficial), fanpage no Facebook (www.facebook.com/pages/carro100) e Instagram (endereço: @carro100oficial). Assim, é possível se comunicar com o dono do carro de várias formas. 

Criados em 2008, os Programas Carro 100%, Caminhão 100% e Moto 100% visam conscientizar o motorista sobre a prática da manutenção preventiva. A lista de itens do questionário é baseada na norma de inspeção veicular da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Antonio Fiola, presidente do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), disse que o objetivo é dar segurança para o consumidor: “o consumidor sofre pelo desconhecimento. A gente tem que explicar ‘a embreagem funciona com três peças casadas, mas o desgaste sempre é conjunto, por isso tem que trocar tudo’. Eu imprimi aquele check-up do Carro 100% em tamanho grande, coloquei nas minhas três oficinas e já vi consumidor fotografando e anotando os 25 itens do check-up. Com isso nós percebemos a primeira lição de casa: o mecânico não é um bom vendedor, ele é um bom técnico; segundo, o consumidor tem uma curiosidade pela prevenção, o que ele não tem é conhecimento.

Acho que o aplicativo pode trazer uma grande segurança por estar atrelado às normas técnicas e aos manuais de proprietários de fabricação de veículos”.

Até o fechamento dessa edição mais de mil downloads já haviam sido feitos pelo sistema Android

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Especial
Especial
Carro voador, da ficção à realidade, as montadoras estão investindo em modelos de produção
Especial
Especial
André Simões: a construção de um sonho
Especial
Especial
Grupo Oficina Brasil troca de comando