Notícias
Vídeos

Escola do Mecânico inaugura nova unidade em São Bernardo do Campo


Localizada em ponto estratégico devido ao grande número da frota circulante e população jovem da região, a escola terá seis cursos voltados à formação de profissionais da reparação automotiva

Por: Caique - 19 de fevereiro de 2018

Localizado no centro de São Bernardo do Campo, a Escola do Mecânico inaugurou no início deste mês mais uma de suas unidades. Em um prédio de 432m² a escola terá um auditório com capacidade para 70 pessoas. Os parceiros franqueadores são os engenheiros e professores: Eduardo Polati, Marcelo Valério dos Santos e Giancarlo Daminato.

A Escola do Mecânico foi idealizada e fundada no ano de 2011 pela empresária Sandra Nalli, que nos conta um pouco sobre a história, a expansão da franquia em 2018 e o momento do mercado da reparação automotiva, que necessita cada vez mais de profissionais capacitados. Confira: “Em 2011 eu era gerente de uma loja do setor automotivo e de reparação e precisava contratar mão de obra especializada. Por ter muita dificuldade em encontrar esse tipo de profissional, surgiu a idéia da Escola do Mecânico, onde eu comecei a atender de forma voluntária os meninos da Fundação Casa, local onde eu já realizava alguns projetos sociais. Com o passar do tempo o projeto foi ganhando corpo e virando negócio. Eu fui para o SEBRAE e elaborei todo um plano de negócio para abrir uma escola bem pequena. Foi dessa iniciativa que surgiu nossa primeira unidade, em Campinas”.

Sandra ainda conta que o negócio passou a crescer cada vez mais e ainda cresce pela falta de qualificação e mão de obra especializada no Brasil. A partir de 2014 a empresária passou a montar um modelo de expansão da Escola do Mecânico ao perceber que o projeto poderia ocupar espaço em outras regiões do Brasil. Através de um estudo de mercado todos os municípios brasileiros foram mapeados e estudados no âmbito de frota circulante, faixa etária da população e renda. Desde então o projeto passou a ser expandido cada vez mais, tendo início sua rede de franquias no ano seguinte. “Nossa expansão está baseada extamante nesses estudos que mapearam o Brasil, mostrando onde existe oportunidade para se implantar uma Escola do Mecânico”, explica a empresária Sandra Nalli, dona da franquia.

“2018 é um ano promissor para nós. Em janeiro inauguramos a unidade de Guarulhos e agora São Bernardo do Campo. Já estão programadas para este primeiro semestre as inaugurações de: Americana, nossa segunda unidade de São Paulo, agora na Zona Leste, no bairro do Carrão, Santo André, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Uberlândia”, conclui. Há em Campinas uma unidade protótipo da Escola do Mecânico além da primeira a ser inaugurada, com o objetivo das pessoas visualizarem o modelo de negócio instaurado na rede, além da realização de treinamentos para os franqueados. “Hoje nós estamos com 15 escolas prontas, algumas para serem inauguradas e outras já inauguradas”.

METAS PARA 2018

“Nossa meta para o final de 2018 são 20 escolas, mas não para por aí. Nossa meta dentro de 5 anos são 219 escolas espalhadas pelo Brasil em 158 municípios diferentes. Mediante ao estudo e mapeamento feito, hoje temos condições de colocar em prática tudo isso”, diz Sandra. Desde o início do projeto já foram capacitados em torno de 8 mil alunos nas diversas unidades da Escola do Mecânico espalhadas pelo Brasil. O objetivo é que ao final do ano, com as novas unidades a serem inauguradas, mais de 12 mil profissionais saiam para o mercado da reparação automotiva capacitados em um dos seis cursos que a franquia oferece. São eles: Mecânica Automotiva completa, Lubrificação e Troca de óleo, Elétrica e Injeção Eletrônica Automotiva, Mecânica de Motocicleta, Elétrica e Injeção, Gestão de Negócio para o Segmento Automotivo e Balconista de Autopeças.

EMPREGA MECÂNICO

O Projeto Emprega Mecânico auxilia o aluno na colocação e recolocação profissional e também as empresas na busca por um candidato ideal. Com vários parceiros no setor como concessionárias e indústrias automotivas, que buscam funcionários na base de alunos, a Escola do Mecânico criou uma ferramenta para ser a ligação entre o aluno e a empresa contratante. “O Emprega Mecânico funciona como um app e um portal, que através de geolocalização as empresas da reparação automotiva anunciam as vagas e os alunos da Escola do Mecânico podem se candidatar”, afirma Sandra Nalli.

SÃO BERNARDO

“Além de ser a capital do setor automotivo, nós escolhemos São Bernardo como mais uma de nossas unidades pela população que se tem aqui e pelo fato de não existirem outras escolas que façam esse tipo de trabalho que nós fazemos. A faixa etária nos atraiu bastante para essa localidade, pois é uma população grande com a média jovem, de 15 a 28 anos aproximadamente, que é exatamente o nosso público alvo. As inscrições para essa nova unidade já comecaram e inclusive já temos turma formada. Já são em torno de 30 alunos incritos nas duas últimas semanas”, conclui.