Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. Alerte o seu cliente sobre o amortecedores

Alerte o seu cliente sobre o amortecedores

O motorista pode preservar os amortecedores com alguns cuidados simples

Da Redação
14 de setembro de 2015

O reparador deve avisar o cliente sobre os sinais de desgasteRodar com os amortecedores desgastados compromete a estabilidade do carro. Ficar atento à revisão e utilizar peças de qualidade, estão entre os cuidados que devem ser tomados.

Itens fundamentais do sistema de suspensão que, além da função de amortecimento, também garante a segurança do motorista, os amortecedores são responsáveis por atenuar impactos na carroceria, frear os movimentos da mola e manter os pneus em contato com o solo. Amortecedores já desgastados comprometem a estabilidade do carro em curvas e boa dirigibilidade.

Alguns sinais podem indicar esse desgaste; o motorista deve ficar atento a vibrações e ruídos na suspensão, balanço excessivo após freadas e arrancadas, perda da constância em curvas, aquaplanagem, vazamento de óleo, pular excessivo das rodas, redução do contato entre o pneu e solo e do controle da suspensão e deterioração prematuro dos pneus.

Após os 40.000 km é recomendado que seja feita a revisão a cada 10.000km em uma oficina especializada e de confiança, já que a durabilidade varia de acordo com a marca e modelo do veículo. Além dos amortecedores, existem outras peças que fazem parte da suspensão como pivôs, bandejas, molas, coxim, coifa e entre outras que podem também comprometer a funcionalidade.

O motorista pode preservar os amortecedores com alguns cuidados simples como evitar o excesso de peso, passar em lombadas ou buracos em velocidade compatível e fazer regularmente o alinhamento e balanceamento, que podem prolongar a vida útil dos amortecedores.

O gerente de qualidade da Nakata, Jair Silva, ressalta a importância da revisão preventiva: “Os amortecedores são itens de segurança e realizar essa revisão, além de mais econômica, também garante um bom desempenho do veículo”, destaca o gerente.

Os amortecedores começaram a ser fabricados com o selo do Inmetro desde janeiro de 2013, contudo, a comercialização nas lojas será obrigatória a partir de janeiro de 2017. Portanto, o consumidor pode encontrar produtos no mercado sem o selo.

A Nakata tem o selo do Inmetro estampado nos amortecedores e na embalagem para facilitar a visualização e identificação dos produtos.  A fabricante também elaborou cartilha explicativa sobre o Programa de Certificação Compulsória de Componentes Automotivos, do Inmetro, que será distribuída gratuitamente para o mercado de reposição que deve se adequar às novas regras. Para serem homologados pelo Inmetro, passaram por um criterioso processo de certificação, seguindo as exigências estabelecidas pela norma NBR 13308/2010 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Todo o processo de certificação foi realizado pelo organismo de certificação internacional SGS ICS.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
ZF Aftermarket amplia portifólio e lança novos amortecedores de cabine SACHS para linha pesada.
Em Foco
Em Foco
Jovens brasileiros disputam vagas na WorldSkills, o maior campeonato de educação profissional do mundo
Em Foco
Em Foco
Ram 3500 e 1500 registram alta nos emplacamentos em agosto