As grandezas que estudamos podem ser medidas com diversos tipos de equipamentos, temos que sempre levar em conta a sua escala como sua precisão, pois as grandezas elétricas podem ser medidas com aparelhos separados, que veremos a seguir
Como no setor automotivo a predominância da voltagem é do tipo contínua, o voltímetro tem que ser com o símbolo V, com um traço continuo em baixo, que indica ser para o tipo continuo, diferente do que mostraremos a seguir que é para o tipo alternada.
Observem que abaixo do V está uma onda indicando que esse voltímetro é para medir o tipo alternada, os dois modelos são analógicos, mas também pode ser digital.
No digital, da mesma forma temos que ver em suas especificações, se é do tipo alternada ou contínua.
Mas também temos a voltagem alternada no veículo, um exemplo de voltagem do tipo alternada está nas bobinas de campo do estator dos alternadores.
Se medirmos a voltagem nos pontos 1,2 e 3 com o alternador em funcionamento, teremos voltagem alternada, pois ela ainda não passou pela placa retificadora, que vai transformar em voltagem contínua.
Como no voltímetro, temos amperímetros para medir corrente alternada ou contínua e temos os que medem os dois tipos e pode ser também analógico ou digital. Quando for utilizar o amperímetro, ele deve ser ligado em série ao circuito.
Quando a corrente medida for muito elevada, usamos um indutor para fazer esta medição, pois sem o indutor o equipamento teria que suportar a corrente passando por dentro dele e por indução o equipamento não tem que suportar a corrente passando por dentro e sim só medir pelo indutor. Neste caso o cabo do circuito a ser medido passa por dentro do indutor.
Como as duas grandezas mais medidas são a voltagem e a corrente é comum acharmos no mercado já com as duas medidas. Veja que este mede a voltagem na parte superior e amperagem na parte inferior.
O ohmímetro também pode ser analógico ou digital e o circuito a ser medido não pode estar energizado, como pode ser visto no exemplo, medindo a resistência da bobina do bico injetor.
Podemos também usar o ohmímetro para medir a resistência entre as bobinas do estator do alternador, mas que esteja totalmente desligada do conjunto retificador.
Nas décadas de 70 e 80 era muito comum estes equipamentos estarem agregados aos painéis de veículos, principalmente nos modelos esportivos.
O equipamento que mais utilizamos na oficina é o multiteste ou multímetro, temos que ter atenção para escolher um que seja específico para o setor automotivo e que seja de precisão e ótima qualidade.
Teremos uma aula somente sobre este equipamento explicando todas as suas funções.
Se vamos usar um equipamento em separado para montar um painel ou se vamos usar o multímetro para somente fazer os testes nos circuitos, temos que ter em mente como ligar e quais grandezas iremos medir, não podemos usar um voltímetro com escala para 12v para ligar em um circuito de 24v, os medidores analógicos são mais rápidos pois não contam com o tempo do processamento do digital.
A partir de hoje já podemos ver as diferentes grandezas elétricas e saber se estão com seus valores corretos ou não.