Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Voyage iMotion dando trancos ao sair

Voyage iMotion dando trancos ao sair

Saiba como foi solucionado o defeito do modelo da Volkswagen

Da redação
16 de março de 2019

Defeito: O veículo modelo Voyage equipado com câmbio tipo iMotion chegou à oficina por indicação após passar por outra oficina, em que, segundo a dona, foi realizada manutenção para sanar um vazamento, na qual o reparador necessitou remover o câmbio.

Após esse procedimento o veículo engatava as marchas normalmente, mas ao sair com o carro ele dava alguns trancos na arrancada.

Diagnóstico: Ao iniciar o diagnóstico utilizando o scanner para acessar o módulo do veículo, não foi constatado qualquer código de falhas. Prosseguindo realizou a medição de desgaste e folga da embreagem, realizou o procedimento de aprendizado do ponto de acoplamento da embreagem.

Com o defeito ainda persistindo, verificou o nível de fluido do robô do câmbio, em seguida constatou que o câmbio não estava fazendo o barulho característico dos carros com câmbio automatizado. Foi então que decidiu recorrer a seus colegas do Fórum de Reparadores.

Um colega de profissão informou já ter pego um problema parecido em um Fiat Idea equipado com câmbio Dualogic, após a troca da embreagem o carro se tornara agressivo nas arrancadas, dando muitos trancos ao sair. O colega reparador também relata que para resolver o problema teve de reprogramar o módulo diversas vezes, com quatro scanners diferentes, e apenas um atendeu sua necessidade e resolveu seu problema.

O reparador, retornando ao veículo, decidiu então remover o câmbio e verificar todo o sistema, realizando a troca do cilindro com o sensor atuador, mas o problema ainda persistiu. Ao conversar com um outro colega, o mesmo também relatou ter pego um problema parecido e que teve de realizar a reprogramação do módulo do câmbio.

Seguindo a dica de seus colegas reparadores, decidiu realizar a reprogramação do módulo, também testando diversos modelos de scanners, mas sem sucesso na resolução do problema.

Solução: Após quebrar muito a cabeça, e desconfiado do kit de transmissão instalado, decidiu remover novamente o câmbio completo. Realizou a comparação do kit instalado com o kit original, ambos da mesma marca, e notou que apesar de serem do mesmo fabricante, possuem algumas características diferentes.

Foi apenas quando realizou a troca do kit de transmissão pelo original que usou para comparar e efetuou todo o procedimento de aprendizado novamente, que o veículo normalizou e voltou a seu funcionamento normal, engatando marchas normalmente e arrancando suavemente sem dar solavancos.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força