Oficina Brasil


Volvo XC60 fervendo ao pegar trânsito

Saiba como foi solucionado o defeito do modelo da montadora sueca

Por Da redação

Defeito: O dono deste veículo chegou à oficina as pressas, pois, reparou que sempre ao pegar um trânsito intenso aparece a mensagem de superaquecimento no painel. Andando normal o carro não entra em superaquecimento, somente no trânsito.  

Diagnóstico: O reparador iniciou o reparo fazendo o teste de vazão nos cilindros, e checando as velocidades das ventoinhas. Estavam dentro dos parâmetros e funcionando normalmente. Porém, o defeito ocorria constantemente.  

Para ter certeza, ele decidiu substituir a válvula termostática e aparentemente o defeito havia se resolvido, mas, 20 minutos depois ocorreu novamente.  

Em busca de mais dicas sobre este fenômeno, decidiu relatar este caso no Fórum Oficina Brasil. 

Alguns reparadores sugeriram a verificação do sistema de arrefecimento inteiro. Se o fluido estava limpo e com aditivo. Se a própria tampa do radiador não estava com defeito, etc. Essas falhas geralmente ocorrem em radiadores com impurezas.  

O reparador complementou que realizou a limpeza geral do sistema, colocou aditivo de qualidade, verificou a bomba d´água e aplicou a limpeza. 

Após esses reparos, o carro ficou ligado na oficina até esquentar e não demonstrou mais a falha, porém, ao sair da oficina e pegar um trânsito leve, voltou a ferver.  

Solução: Depois dessas ações, ele conversou com o cliente, e explicou os riscos de apresentar este sintoma. Foi decidido substituir o conjunto inteiro do radiador. 

O módulo das ventoinhas estava entrando em curto, devido puxar muita carga e não ter resultado, as ventoinhas estavam “cansadas”. E se fizesse a troca somente do módulo, queimaria novamente por conta das ventoinhas. 

Após a instalação do novo conjunto, as ventoinhas ligaram em velocidade máxima, no anterior só permanecia na primeira. Portanto, problema resolvido. 

Comentários