Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Volkswagen Spacefox morrendo após esquentar

Volkswagen Spacefox morrendo após esquentar

Saiba como foi resolvido o problema do modelo da Volks

Da Redação
10 de julho de 2018

Defeito: O veículo foi levado à oficina com o defeito de desligar o motor sozinho ao atingir a temperatura de trabalho. O sensor de temperatura foi trocado por um novo, mas o defeito continuou. Depois de realizar alguns testes andando com o veículo, o reparador notou que a ventoinha não acionava aos 90°, porém, ao ligar o ar- condicionado a mesma entrava em funcionamento, mas o motor continuava apagando.

Diagnóstico: Foi passado o aparelho scanner em busca dos códigos de defeitos, mas infelizmente nenhuma falha foi apresentada. O reparador estava suspeitando de a válvula termostática estar travada, pois ela é responsável por proporcionar um aquecimento mais rápido no motor e depois manter a temperatura dentro de uma faixa ideal de trabalho.

Um detalhe muito importante observado pelo reparador é que a luz de injeção permanecia apagada mesmo quando o veículo apresentava o defeito. Como ele nunca havia se deparado com um defeito contendo essas características, ele recorreu ao Fórum Oficina Brasil em busca de algumas dicas.

Alguns reparadores sugeriram a verificação no transformador de ignição, que geralmente é muito comum dar defeito nesses motores CCR. O componente foi verificado, mas estava dentro dos parâmetros.

Continuando o raciocínio, outro reparador já havia se deparado com a mesma experiência e comentou que detectou carbonização no corpo de borboleta. Fazendo a limpeza geral do componente o carro voltou ao funcionamento normal. Comentário muito relevante, mas neste veículo o componente era novo. Outros componentes como, catalizador, bobinas, bicos, velas e a fiação da ignição também foram testados e todos permaneciam em ordem.

Solução: Após realizar todos os testes, resolveu fazer uma checagem mais profunda no radiador. Ao desmontá-lo, observou que a peça estava entupida de tanta sujeira absorvida, por isso foi preciso realizar uma limpeza cautelosa em todo o componente.

O veículo foi entregue ao cliente e no dia seguinte recebeu uma ligação positiva quanto ao serviço realizado, defeito resolvido.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força