Notícias
Vídeos

Volkswagen Gol G6 1.0 com problema no imobilizador


Confira como foi possível solucionar o defeito do Gol

Por: Da Redação - 30 de abril de 2018

Defeito: O carro chegou à oficina apresentando mensagem de erro no painel “chave não encontrada”. Com essa circunstância, era impossível dar partida no veiculo. Para piorar a situação, a oficina não tinha nenhuma informação sobre o histórico do problema.

O carro passou por todos os chaveiros da cidade, mas não conseguiram desbloquear o sistema. No scanner apresentou o código P1570 - Aparelho do comando do motor bloqueado.

Diagnóstico: O reparador iniciou o diagnóstico tentando ligar o veiculo com a chave reserva para detectar se o erro estava na chave, mas o código persistiu. Para complementar o diagnóstico, decidiu realizar o teste de alimentação do sistema inteiro, mas não havia problema.

No Fórum, ele obteve dicas para reprogramar as chaves e a ECU, localizada no painel, mas não foi o suficiente para resolver o problema.

Solução: Após sete dias com o carro na oficina, o problema foi resolvido.

Ao entregar o veiculo para o cliente, o mesmo relatou que o defeito ocorreu no momento em que foi ligar o carro e apresentou falha na bateria. O cliente havia deixado o rádio ligado e a bateria descarregou totalmente e ao tentar dar partida diversas vezes houve insistência em forçar o sistema. Neste momento o software do painel foi corrompido, bloqueando o sistema e não aceitando nenhuma programação. Deste modo com os equipamentos convencionais de programação não foi obtido êxito, sendo preciso fazer uma reparação no software do painel.

Obs.: o que vem acontecendo muito hoje em dia nesses sistemas eletrônicos novos é o fato de serem sensíveis à baixa capacidade de bateria, porém, muitos proprietários não tem conhecimento sobre este fato.