Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Volkswagen Gol 2011 I-motion com falha na aprendizagem

Volkswagen Gol 2011 I-motion com falha na aprendizagem

O hatchback alemão não aceita o procedimento de aprendizagem do sistema de transmissão automatizada

Da Redação
09 de julho de 2021

DIAGNÓSTICO

O reparador inicialmente tinha realizado a substituição do kit de embreagem, kit de reparo do sistema robotizado bem como o óleo do sistema, após a realização destes foi realizar o procedimento de aprendizagem, entretanto, não obteve sucesso.

Diante da situação o técnico, seguindo um procedimento previamente planejado, instalou o scanner a fim de identificar algum código de falhas que poderia ajudá-lo no diagnóstico.

Ao ler o menu referente ao código de falhas da ferramenta de diagnóstico constatou a presença do código P175F - referente ao ponto de contato da embreagem, e do código - P1779 referente a velocidade do eixo de entrada 1 da transmissão.

Sem saber mais o que fazer, resolveu pedir ajuda os colegas reparadores do Fórum Oficina Brasil. O primeiro sugeriu que uma ou mais lâmpadas das lanternas traseiras estavam queimadas ou havia algum defeito no circuito. Aconselhou o reparador a revisar esse sistema a fim de identificar alguma anomalia, ao que o técnico retornou informando que todo o sistema de iluminação e sinalização traseira estava revisado e que estava tudo em perfeito funcionamento.

Um outro colega aconselhou o técnico a utilizar outro scanner que talvez poderia dar certo.

O reparador retornou esclarecendo que utilizou quatro scanners diferentes e um dentre eles era era original da fabricante do veículo, entretanto, sem sucesso.

Dando continuidade às dicas, outro reparador indicou o teste de bateria, pois caso estivesse com baixa tensão daria erro no procedimento de aprendizagem.

O quarto reparador a deixar sua contribuição salientou a necessidade de verificar se o atuador estava correto porque existe atuador com sensor e atuador sem sensor. E disse que já havia pego de outra oficina de um colega que não programava e era o atuador que estava aplicado errado, e que ao colocar o correto deu tudo certo.

A quinta contribuição dos colegas do fórum lembrou que ao montar essas embreagens tem de baixar o índice de degradação.

A última sugestão dada chamou a atenção para a aplicação do kit de embreagem somente original, e que quando for fazer o aprendizado é bom ligar um carregador flutuante ou uma outra bateria para não dar queda de tensão. Destacou também uma atenção especial ao índice de degradação, bem como o acumulador dentre outras coisas. 

SOLUÇÃO

Após ler atentamente as diversas dicas e sugestões dos colegas, viu que a embreagem instalada no veículo era paralela, dessa forma, removeu a embreagem paralela, instalou uma original e o problema foi solucionado, ou seja, o processo de aprendizado foi realizado com sucesso. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força