Notícias
Vídeos

Vectra 2.0: temperatura sobe mas não ferve


Com o carro parado, ar-condicionado ligado e motor trabalhando a 3.500 rpm, após 5 minutos o marcador de temperatura saía da área normal de trabalho

Por: Da Redação - 16 de março de 2017

Defeito: Com o carro parado, ar-condicionado ligado e motor trabalhando a 3.500 rpm, após 5 minutos o marcador de temperatura saía da área normal de trabalho, avançava até a faixa vermelha e a luz de advertência de superaquecimento se acendia no painel. Mas no motor, não havia sinais evidentes desta anomalia, pois a pressão nas mangueiras era normal e não transbordava água pelo reservatório de expansão. Tanto a parte elétrica quanto a mecânica foram exaustivamente testadas e várias peças desgastadas foram substituídas, mas o problema persistia. 


Diagnóstico:
Foram testados os sensores de temperatura do painel e da injeção, o próprio painel, verificados a alimentação e sentido de rotação do eletroventilador, além do aterramento do sensor do painel. Foram substituídos ainda a bomba d’água, válvula termostática e radiador (por um usado). Posteriormente foi feito o serviço de motor completo incluindo o cabeçote, mas o sintoma permanecia o mesmo, ou seja, marcando temperaturas altas sem aparentemente ferver.

Solução: A troca de informações no Fórum sempre traz depoimentos ricos em informações e soluções, e um experiente participante sugeriu medir a temperatura nas mangueiras antes e depois do radiador, pois recentemente ele havia enfrentado um problema semelhante, e o problema estava no radiador parcialmente entupido, que limitava a vazão do líquido de arrefecimento, comprometendo a eficiência do sistema. Ao trocar o radiador por um novo, a anomalia foi sanada.