Notícias
Vídeos

Tucson automática apresentando código P-0743


Saiba como foi resolvido o problema no modelo Hyundai

Por: Da redação - 26 de novembro de 2018

Defeito: O cliente levou seu veículo para a oficina pelo fato de apresentar alguns sintomas bem estranhos nos últimos dias. “Meu carro de vez em quando trava o câmbio em terceira marcha, só consigo continuar meu trajeto desligando a ignição e ligando novamente”. Disse ele.

Diagnóstico: Segundo o reparador, o veículo atinge a terceira marcha e entra em modo de segurança, o câmbio trava e gera o código P–0743 (Circuito de embreagem do conversor de torque).

 O câmbio já foi todo revisado, efetuada a troca de óleo, portanto, não se trata de um problema mecânico.

A suspeita inicial dita pelo reparador seria do conector de chicote que entra para o câmbio e os solenoides estarem danificados. Depois da verificação pelo teste de continuidade constatou que estava tudo em ordem.

Com o multímetro, ele conferiu o módulo de transmissão e concluiu que estava cortando os 12 v que alimenta o solenoide da quarta marcha e por isso ocorre o travamento da terceira.

Quando o defeito ocorre, basta desligar a ignição, aguardar cinco segundos para ligá-la novamente, e o funcionamento volta ao normal. Porém, alguns minutos depois conduzindo o veículo, o defeito volta a ocorrer.

A segunda suspeita seria do sensor de temperatura de óleo estar danificado. Dessa forma, faria com que o TCM (módulo de controle de transmissão) desligasse o solenoide de quarta marcha e o defeito se apresentasse.

No tópico do Fórum aberto pelo reparador, um companheiro de profissão comentou que já pegou um Renault Fluence com o mesmo código de falha, acusando conversor de torque. Depois de realizar diversos testes, ele descobriu que o defeito estava na sonda lambda, pois, os sensores do motor têm influencia no conjunto Powertrain do veículo.

Foi um ótimo comentário, mas infelizmente não se tratava do mesmo defeito do Tucson.

Solução: Após quatro dias com o veículo na oficina, o reparador resolveu substituir o módulo do controle de transmissão como teste e concluiu que o defeito havia sido sanado. O real defeito era o módulo.

Após a reprogramação do mesmo pelo profissional de eletrônica, o veículo foi entregue ao cliente.

“Este canal Fórum é extremamente importante para nós reparadores. Precisamos aumentar a divulgação dos nossos serviços por aqui, pois, só temos a ganhar com as informações postadas.” Disse o reparador do Fórum depois das belas dicas recebidas.