Notícias
Vídeos

Touareg com dificuldade para o motor funcionar


Saiba como foi resolvido o problema do Touareg

Por: Da Redação - 29 de outubro de 2017

Defeito: VW Touareg 3.6 v6 24v ano 2010, injeção direta com bomba de alta pressão apresentando dificuldade para o motor pegar e iniciando as verificações das velas, injetores e na sequência com o uso do scanner, foi identificado o código de falhas P0087- pressão do sistema muito baixa.

Diagnóstico: dentro das possibilidades da causa do defeito, podemos ter: Sensor de pressão de combustível com defeito, Bomba de combustível defeituosa, Conector do sensor de pressão de combustível aberto ou em curto, Restrição no filtro de combustível, Restrição na linha de combustível, Regulador de pressão de combustível defeituoso.

Para fazer um diagnóstico completo, começando do tanque de combustível que tem uma bomba de combustível de baixa pressão que trabalha entre 2 e 5 bar, controlada pelo modulo da injeção e esta variação depende do regime de funcionamento do motor.

Possui também uma válvula de retenção de pressão de combustível que é mantida quando o motor está desligado. Ela ajuda e prevenir vazamento de combustível no caso de acidente ou ruptura da linha de combustível.

Esta válvula alivia a pressão quando atinge 6,4 bar e o excesso de combustível retorna para o tanque. Fig. 1

Figura 1

O sensor de pressão G247 está instalado no distribuidor de combustível do banco 2 e informa o ECM a pressão atual no sistema de alta pressão.

A válvula reguladora de pressão de combustível N276 está rosqueada na bomba de combustível de alta pressão e regula a pressão de acordo com o sinal do ECM.

A válvula de alívio de pressão está localizada no distribuidor de combustível do banco 1.

A válvula abre uma passagem conectada ao sistema de baixa pressão de combustível quando a pressão do combustível na alta for superior a 1,740 psi (120 bar). Fig. 2

Figura 2

A bomba de combustível de alta pressão está localizada no cabeçote e é uma bomba de pistão. É acionada pelo comando de válvulas e gera uma pressão de combustível de 1.595 psi (110 bar). Fig. 3.

Figura 3

Solução: Aplicando todo conhecimento e usando os equipamentos de diagnósticos, foi possível confirmar que a bomba de combustível de alta pressão não estava funcionando adequadamente.

Com a substituição, o sistema de injeção voltou a funcionar dentro dos parâmetros necessários e o defeito foi sanado em definitivo.