Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Super dica: novo método de fasagem para motor Fire 8V

Super dica: novo método de fasagem para motor Fire 8V


Após efetuar algumas trocas de correia dentada nos propulsores da família Fiat EVO

Da Redação
22 de setembro de 2016


Problema:
Após efetuar algumas trocas de correia dentada nos propulsores da família Fiat EVO, que exigem o uso de ferramentas específicas para o correto enquadramento do motor, reparador passou a questionar o método tradicional para acertar o sincronismo dos antigos motores Fire 8V, retirando velas e utilizando relógio comparador para localizar o PMS. Além de trabalhoso, exigia muita atenção para evitar erros, pois o virabrequim permanecia livre.

Diagnóstico: Usando raciocínio lógico e muita experiência, reparador fez uma descoberta muito criativa e genial que vai facilitar a vida de muitos reparadores, eliminando a necessidade de uso do relógio comparador.

Solução: Para travar o motor Fire 8V no PMS, reparador imaginava fazer algumas adaptações na ferramenta de fasagem do motor EVO (foto 5), mas para sua surpresa, bastava virar a ferramenta ao contrário, que até mesmo a furação do pino posicionador, que era diferente, batia no exatamente no ponto necessário. Esta brilhante descoberta foi bastante elogiada e comemorada pelos participantes do Fórum.

Foto 5

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Jetta entra em funcionamento e depois desliga - erro presente de imobilizador
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor