Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Sprinter 515 2015 apresenta falha de Injeção

Sprinter 515 2015 apresenta falha de Injeção


A van Mercedes-Benz, equipada com motor OM651 2.216v Bi-turbo Diesel de 163cv, chegou à oficina desmontada para o motor ser refeito, e o proprietário informou ao reparador que antes da desmontagem, o veículo apresentava defeito de perder força em alta rotação, e piscar luz de injeção

Da Redação
22 de agosto de 2022

DIAGNÓSTICO

O profissional realizou a montagem do motor após retificado, com o bloco encamisado e todas as medidas dentro dos parâmetros exigidos pela montadora. Ao testar o veículo antes da entrega, constatou que ele funcionava perfeitamente em baixas e médias rotações, como no uso urbano, mas ao trafegar na rodovia, quando se exigia do motor, perdia força e piscava a luz de injeção, mesmo defeito relatado anteriormente.

O profissional, diante do caso, sabia que para identificar a causa do problema da forma mais rápida possível, deveria organizar um roteiro com o passo a passo com as verificações que deveria realizar, a fim de não esquecer nenhum sistema ou componente que poderia ocasionar a falha de injeção.

Retornando à oficina após o teste de rodagem, finalizou o processo de planejamento e seguindo rigorosamente seu plano conectou o scanner na ECU do veículo, verificou que havia gravada na memória a falha P226300, referente a pressão de reforço desviando do vácuo específico. 

Após pesquisar o significado do código de falhas presente no módulo de controle do motor e por se tratar de um motor recém-retificado, o reparador decidiu acessar o Fórum Oficina Brasil.

Ao pedir ajuda aos colegas, o reparador fez questão de informar todos os detalhes referente ao caso, tomando cuidado para não esquecer nenhuma informação que poderia ajudá-los a compreender a situação e auxiliá-lo da melhor forma possível.

Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir. O primeiro colega a deixar sua contribuição afirmou que tudo indicava ser problema relacionado a pressão no turbo, e complementou informando que a válvula Wastegate é acionada a vácuo.

O segundo colega do fórum a deixar sua ajuda sugeriu a remoção do turbo e sua avaliação quanto à carbonização do variador de geometria.

E finalizou informando que na dúvida, enviasse a uma boa empresa de reparo, e dependendo do desgaste o ideal seria substituir. O reparador, após ler as dicas e sugestões retornou informando que as turbinas estavam em perfeito estado. Informou ainda que observou que havia perda de vácuo no sistema que faz abrir as palhetas da geometria e salientou que não estava entendendo porque falha somente depois de quente, sendo que no seu entendimento o funcionamento do sistema não estava relacionado diretamente com a temperatura do motor.

Um terceiro colega do setor perguntou se o reparador desmontou e examinou a geometria dos turbos, e finalizou salientando que carbonização em excesso causa exatamente o defeito relatado.

SOLUÇÃO

O reparador retornou informando que havia resolvido o problema, e que o motivo da falha era a junta do coletor de admissão cortada, que em plena carga perdia pressão no coletor, ao substituir a junta a Van passou a funcionar normalmente. Assim, agradeceu aos colegas e finalizou seu tópico como resolvido.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Jetta entra em funcionamento e depois desliga - erro presente de imobilizador
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor