Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. S10 Flex 2015 falha de arrefecimento

S10 Flex 2015 falha de arrefecimento


A camionete Chevrolet, equipada com motor 4 cilindros de 2.5L flex e injeção direta, chegou à oficina com a reclamação de estar superaquecendo

Da Redação
17 de setembro de 2021

DIAGNÓSTICO

Diante deste defeito que pode trazer sérios danos ao motor, o reparador iniciou o processo de diagnóstico com um planejamento dos testes que iria realizar nos componentes do sistema de arrefecimento do veículo.

Após concluído o plano de ação, o técnico partiu para sua execução seguindo rigorosamente o passo a passo com as verificações que iria realizar.

O primeiro item de seu roteiro consistia no teste da válvula termostática, que neste modelo opera através de sinal elétrico, ao realizar a verificação constatou que a mesma não estava funcionando, prontamente ele realizou a substituição do componente por outra peça original, porém o defeito voltou a ocorrer.

O segundo passo registrado em seu bloco de notas era a realização de uma limpeza no radiador, aproveitou para mandar “varetá-lo” a fim de garantir que não havia obstrução no mesmo, entretanto, mesmo após esse procedimento o problema persistia.

O terceiro item dizia respeito à substituição da bomba d’água, realizou a troca por uma peça nova original, testou o veículo e constatou que a falha continuava a ocorrer. 

Encerradas todas as suas possibilidades de diagnóstico, o profissional acessou o Fórum Oficina Brasil. Ao pedir ajuda aos colegas, o reparador fez questão de informar todos os detalhes referente ao caso, salientando tudo o que já havia feito para chegar a solução do problema, para que assim eles pudessem compreender a situação e auxiliá-lo da melhor forma possível.

O primeiro colega a deixar sua contribuição destacou que a válvula termostática instalada pelo reparador poderia estar com defeito, sugeriu que fosse instalada outra original do veículo e salientou ainda a necessidade de tirar bem o ar do sistema. 

O reparador, ao ler atentamente as dicas do colega, informou que havia realizado todo o procedimento necessário. Disse ainda que  verificou o sinal PWM enviado pela central e constatou que aparentemente o problema podia estar na unidade de comando, pois evidenciou que o sinal que vai para a válvula está diferente do que deveria ser, visto que ao simular o sinal via scanner, a válvula termostática aquece e se abre, entretanto quando esse sinal vem diretamente da central com o veículo em funcionamento, sem intervenção do scanner, a válvula não aciona.

SOLUÇÃO

Após ler as dicas e sugestões instalou o osciloscópio no fio do sinal PWM da válvula termostática e confirmou que o sinal enviado pelo scanner que  realizava a abertura da válvula sem problemas era totalmente diferente do sinal PWM enviado pelo módulo de controle do motor que não conseguia realizar a abertura da válvula, desta forma decidiu substituir o módulo de controle da injeção e  o problema foi solucionado. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225