Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Peugeot 207 Não funciona após enchente

Peugeot 207 Não funciona após enchente

O Hatchback da montadora francesa, equipado com motor TU3JP 1.4 8v Flex de 82cv, chegou à oficina sem funcionar após trafegar por uma zona de alagamento

Da Redação
04 de março de 2022

DIAGNÓSTICO: O reparador, sabendo que os veículos que passam por esse tipo de incidente têm grandes chances de apresentar diversos defeitos, iniciou seu planejamento com a sequência dos testes que iria realizar a fim de descobrir de forma rápida e assertiva a causa do defeito deste veículo. Desta forma, utilizando-se de um scanner acessou a ECU do motor para detectar possíveis códigos de falha gravados na memória, porém, o scanner não conseguiu comunicação com a central do veículo.

Sem sucesso na utilização do equipamento de diagnose, o profissional partiu para o uso de testes manuais e assim verificou se os componentes do motor estavam funcionando adequadamente, constatando que o TBI não acionava ao ligar a ignição, e que o módulo de injeção continha água, assim, resolveu substituir o módulo, porém o defeito persistiu.

Dando prosseguimento aos testes de componentes eletroeletrônicos, constatou que a alimentação da unidade do relé principal e relé de atuadores da BSM não estava funcionando, fazendo com que bobinas, bicos, bomba de combustível dentre outros atuadores não funcionassem mesmo com o novo módulo instalado.

Visto que este modelo de veículo dispõe de alta tecnologia, e sem mais ideias como proceder, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil, no qual descreveu de forma detalhada todos os testes realizados.

Após um breve momento as dicas e sugestões começaram a surgir para ajudá-lo a descobrir a origem da falha.

O primeiro colega do setor a deixar sua contribuição afirmou que nesses casos em que o veículo passou por enchentes tem que começar a inspeção pelas caixas de fusíveis e centrais.

Já o segundo profissional perguntou ao reparador se o veículo não sofreu calço hidráulico.

O terceiro reparador sugeriu que o técnico verificasse a presença de água no habitáculo do veículo, pois se isso ocorreu, deve verificar se entrou água na BSI.

O quarto técnico a deixar sua contribuição indagou se o novo módulo instalado foi apresentado à rede de comunicação do veículo. 

Destacou também que o reparador iria precisar de um bom diagrama elétrico para testar todos os sinais vitais do funcionamento do motor. E finalizou afirmando que diante da situação era bem provável que o técnico teria que substituir a BSI.

O reparador, ao ler as perguntas dos colegas do Fórum, retornou explicando que progrediu no diagnóstico pois conseguiu funcionar o veículo com outro módulo, entretanto o mesmo ainda estava dando falhas no corpo de borboleta e não acelerava. 

Complementou informando que não conseguiu fazer a adaptação do corpo de borboleta, substituiu o componente, mas sem sucesso.

SOLUÇÃO: O técnico, após ler todas as dicas e sugestões, retornou para os colegas do fórum informando que o problema foi resolvido e que era mesmo o módulo de injeção, após a configuração correta o veículo funcionou perfeitamente. Agradeceu a colaboração de todos e finalizou o tópico. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força