Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Pajero TR4 com trepidação no freio ao esterçar

Pajero TR4 com trepidação no freio ao esterçar


O SUV da Mitsubishi chegou à oficina com a seguinte reclamação: ao esterçar para a esquerda, em baixa velocidade, o freio faz barulho como se não tivesse aderência, e o pedal trepida

Da Redação
26 de dezembro de 2022

DIAGNÓSTICO

O técnico, antes de fazer as verificações no veículo, realizou a entrevista consultiva a fim de obter alguma informação que o ajudaria a encontrar a causa do defeito do veículo.

Ao perguntar ao proprietário se o veículo havia passado por alguma manutenção recente o cliente lhe informou que o veículo havia sofrido uma colisão frontal, e que tinha sido trocado um sensor do ABS desta mesma roda.

Com essa valiosa informação, o reparador partiu para a elaboração do plano de ação, contendo a sequência de testes e verificações que iria realizar. Após a execução dessa importante etapa, partiu para os testes no veículo.

A primeira verificação consistia na verificação de folga excessiva no rolamento do lado que apresentava a anomalia, após a verificação constatou que o rolamento do cubo da roda dianteira esquerdo estava com folga e fazendo barulho ao esterçar.

Como não havia ainda se deparado com situação semelhante a essa o reparador decidiu pedir ajuda aos colegas do Fórum Oficina Brasil, espaço que se tornou o ambiente preferido dos reparadores.

Assim, o técnico entrou no fórum, abriu o tópico referente a seu caso e relatou tudo o que havia verificado até então, para que com a ajuda dos colegas reparadores chegasse a um diagnóstico.

Pouco tempo depois, as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir.

O primeiro reparador a postar no tópico sugeriu ao técnico que verificasse se o flexível não estava passando errado no telescópio, ficando tracionado quando esterça.

Já o segundo colega a deixar sua contribuição sugeriu a verificação da presença de folga no cubo da roda

O terceiro, por sua vez, salientou que este defeito tinha cheiro de flexível enforcando!!

E, por fim, o último técnico a colaborar com sua experiência destacou que este problema era típico de direção fora de centro, estercando mais para um lado que para o outro.

SOLUÇÃO

Após ler com atenção todas as valiosas dicas e sugestões dos colegas reparadores, o técnico fez uma verificação mais criteriosa e constatou que havia tinha uma folga no cubo bem como o flexível estava enforcando no amortecedor direito.

Realizou um bom teste de rodagem e confirmou que o problema foi solucionado.

Agradeceu a ajuda dos colegas do fórum que mais uma vez foram fundamentais para o sucesso no procedimento de diagnóstico. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor