Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Pajero TR4 2013 com a luz de ABS acesa

Pajero TR4 2013 com a luz de ABS acesa


O SUV da Mitsubishi, equipado com o motor 4G94 2.0 16v SOHC Flex, transmissão automática e tração 4x2, chegou à oficina com a reclamação de estar com a luz de ABS constantemente acesa no painel, apesar do cliente não declarar qualquer falha no sistema

Da Redação
25 de janeiro de 2023

DIAGNÓSTICO: Devido à reclamação do cliente, o reparador percebeu que este era um problema que exigiria tanto de sua capacidade técnica, quanto estratégica. Sendo assim, decidiu, antes de começar os testes, traçar um plano de ação para organizar de forma racional o passo a passo que iria realizar.

Definiu os testes e os equipamentos que iria utilizar e terminada esta importante etapa foi sem perda de tempo para sua execução.

Imediatamente o reparador acessou a ECU do veículo via Scanner, para assim tentar detectar qualquer DTC gravado em sua memória, não encontrando nenhuma falha, iniciou seus testes nos demais componentes do sistema ABS do veículo.

Em um teste de rodagem com o Scanner conectado, verificou que os sensores ABS das quatro rodas estavam trabalhando normalmente, sem nenhuma variação de sinal dentro do preconizado pela fabricante. O reparador então verificou as lâmpadas de freio, pois foi informado que estando queimadas pode ocasionar este problema, realmente havia lâmpadas queimadas e ele as substituiu, mas o defeito não foi solucionado. 

Visto que o sistema ABS funcionava perfeitamente, mas a luz do painel permanecia acesa, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil. Ao abrir o tópico no fórum referente ao defeito do veículo, explicou os detalhes do caso e as características da falha, bem como os testes que já havia realizado. 

Em pouco tempo as primeiras dicas começaram a surgir. O primeiro técnico sugeriu que o reparador realizasse um reset em todos os módulos.

Um outro reparador experiente neste tipo de situação perguntou ao técnico se as lâmpadas de freio que havia instalado eram de boa procedência e corretas para o veículo em questão, perguntou ainda se não havia mais nenhuma lâmpada com problemas, e finalizou chamando atenção para a necessidade de trafegar com o veículo após a substituição das lâmpadas.

Outro colega do fórum chamou atenção para a verificação do estado da bateria, e sugeriu que o técnico a desligasse por alguns minutos e ligasse novamente a fim de fazer um reset manual e a lâmpada apagar.

Por fim, o último colega deixou algumas dicas de verificação como tentar fazer a leitura de códigos de falha com outro scanner, se possível verificar se a bateria estava em bom estado, pois afirmou que veículos com muita eletrônica embarcada necessitam de bateria em bom estado sempre, sublinhando que se a bateria tiver mais de 2 anos e na partida cair abaixo de 10V é um sinal de alerta. 

Sugeriu ainda que o técnico verificasse os pontos de aterramento com multímetro, bornes da bateria com zinabre e estado do motor de partida. 

SOLUÇÃO

Após ler todas as dicas e sugestões o reparador retornou ao fórum informando que acessou o esquema elétrico do veículo e observou que ele possui um relê especialmente para acender ou apagar a luz de avarias no painel e que esta relé fica parafusado na lateral da própria bomba do ABS.

Informou que ao fazer os testes em bancada, observou que o relé estava funcionando corretamente (atracando e passando contato), continuando os testes constatou que o que faltava era o comando NEGATIVO que vem do módulo do ABS para que a bobina do relê fechasse contato. Sendo assim concluiu que problema estava na unidade do ABS. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225