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Onix 3 cilindros


oscilando marcha lenta após troca de correia dentada

Por: REDAÇÃO - 09 de junho de 2023

 

O Hatch médio da montadora norte americana 2020, equipado com o motor CSS prime de 116 cv, chegou na oficina com a seguinte reclamação: quando abastecido com gasolina ou etanol, apresentava oscilação na marcha lenta após a troca da correia dentada. 

DIAGNÓSTICO: O veículo chegou na oficina para troca da correia dentada, bomba de vácuo e limpeza do sistema devido uso de óleo incorreto. Porém, após a montagem ao ligar o ar-condicionado a rotação do motor caia ao ponto de quase desligar o morrer o motor, além de apresentar oscilação de marcha lenta. Veículo não apresentava códigos de falhas no scanner. Dessa forma, o reparador pediu ajuda aos colegas do Fórum Oficina Brasil. 

Ao pedir ajuda aos colegas, o reparador fez questão de informar todos os detalhes. Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir: 

O primeiro colega a deixar sua contribuição orientou verificar se o veículo estava com o correto sincronismo, verificando com a ferramenta de fasagem do motor. Ele também ressaltou sobre uma possível limpeza no TBI. 

Um outro colega do fórum, utilizando-se de sua experiência, indicou que o defeito poderia ser fragmentos da correia dentada, contaminada com óleo lubrificante incorreto para aplicação do veículo, alojados nas galerias internas das polias VVTs . Logo, atrapalhando o funcionamento e o sincronismo do motor. 

Um outro colega indicou fazer os resets necessários e andar com o veículo para a adaptação dos novos valores. Também questionou o reparador se as ferramentas de fasagem utilizadas para troca da correia dentada são de qualidade e se estão em bom estado de conservação. 
Além disso, comentou sobre a importância de verificar os parâmetros dessa injeção, já que está fora do normal como por exemplo tempo de injeção e pressão de admissão. 

Outro reparador indicou verificação do eixo comando de válvulas, a fim de identificar um possível comando torcido. 

SOLUÇÃO: O reparador, após ler as sugestões dos colegas de profissão, se atentou à questão da ferramenta de fasagem 

Ao analisar a ferramenta o mesmo verificou que estava empenada, o que acarretaria uma montagem do motor fora de sincronismo. O reparador então adquiriu uma ferramenta nova para realizar uma nova montagem do sistema de distribuição do motor 

Durante as verificações o reparador optou pela remoção do cabeçote do veículo, e após retirar e desmontar o motor foi verificado que os 3 pistões estavam quebrados entre os anéis de seguimento e também havia fuga de compressão pelas sedes de válvulas.  

Com esse diagnóstico auxiliado pelos amigos reparadores do fórum Oficina Brasil o veículo seguiu para reparo no cabeçote e troca de pistões e todas as bronzinas. 

Após todos os reparos necessários, o veículo funcionou perfeitamente e foi liberado para o cliente.