Notícias
Vídeos

Nissan Frontier 2013 com a luz DPF acesa


Saiba como foi solucionado o defeito do modelo da Nissan

Por: Da redação - 18 de outubro de 2018

Defeito: Equipada com o motor 2.5 diesel, esta caminhonete da Nissan chegou à oficina com o cliente alegando falta de potência nas acelerações e luz DPF acesa no painel.

O cliente explicou que o problema só acontece ao fazer ultrapassagens, andando devagar o defeito não ocorre.

Diagnóstico: O reparador iniciou a busca pelo defeito passando o scanner no veículo, mas infelizmente nenhuma falha foi detectada. Ele realizou o check com dois aparelhos de diferentes marcas, mas nada foi apresentado.

Como ele não possuí tanta prática de manutenção neste modelo diesel, preferiu pedir algumas dicas no Fórum por meio do seu Aplicativo Fórum Oficina Brasil antes de mexer.

Um companheiro de profissão com experiência nessa linha sugeriu que fizesse a regeneração do filtro de partículas DPF.

Outro reparador comentou que existem casos que a luz DPF pode estar acesa e não registrar falhas no scanner. Este fenômeno acontece quando a obstrução no DPF não é tão alta.

Uma informação importantíssima para se observar é a especificação do óleo lubrificante usado no motor, todos (NISSAN FRONTIER) devem conter a especificação ACEA C3 ou C4. Qualquer outro lubrificante sem essa especificação leva a uma obstrução precoce do DPF.

A sugestão principal para a solução do problema seria limpar todo o tanque de combustível, trocar os filtros (ar / combustível) e efetuar a regeneração via scanner, sempre se atentando aos valores do sensor de pressão. A pressão do sensor deverá estar em 20 bares na lenta e 300 bares nas rotações mais altas.

Solução: Após a realização do último procedimento sugerido pelo reparador no Fórum, o defeito foi resolvido. O carro se saiu bem nas altas acelerações bruscas e a luz do DPF não acendeu mais. O valor da pressão do DPF ficou muito abaixo do esperado.

“Mais uma vez o Fórum mostrando a importância e a força da união dos reparadores de todo o Brasil. #Juntosresolvemos.”