Notícias
Vídeos

New Civic 2009 falhando e morrendo


Veja como foi resolvido o problema no modelo Honda

Por: Da redação - 08 de fevereiro de 2019

Defeito: Equipado com o motor 16V 1.8 flex, este veículo deu entrada à oficina sem funcionar, o reparador rapidamente constatou o encharcamento das velas, realizou a troca do sensor de temperatura e logo após o motor voltou a funcionar. Feito isso o reparador seguiu o procedimento e realizou a reprogramação da borboleta, foi então que começou a dor de cabeça, logo após a reprogramação, o motor começou a perder força, falhar e em seguida morrer.

Diagnóstico: Após a falha no motor, o reparador tentou ligar o carro mas sem sucesso, após um período desligado o reparador tentou novamente ligar o veículo que ligou normalmente, porém logo em seguida voltou a falhar e morrer.

O reparador iniciou o diagnóstico e realizou a troca do sensor de rotação e ainda sim o problema persistiu, chegou a verificar a bomba de combustível, que era nova e estava sem falhas.

Depois de várias tentativas em diagnosticar o problema, o reparador chegou a suspeitar do sensor de fase, trocou o sensor e o problema ainda assim persistiu.

Decidiu então que precisava de ajuda e postou o ocorrido no Fórum, onde logo em seguida um usuário comentou que poderia ser a problema na válvula termostática ou a pressão no sistema de arrefecimento. Cansado do problema, o reparador respondeu que a válvula termostática não poderia ser, pois a temperatura não chegava nem ao meio do marcador do painel quando o problema começava a ocorrer, e que também havia realizado o teste da válvula e a mesma abria normalmente.

Novamente atrás do problema, outro reparador inscrito no Fórum recomendou medir a compressão dos cilindros com o motor frio e em seguida com o motor quente.

Solução: Posteriormente enquanto procurava o problema, o reparador se deu conta de que cometera uma falha de diagnóstico quando testou a válvula termostática e novamente realizou o teste na peça, constatando então que a raiz do problema era a válvula.

Após realizar a troca do componente, o reparador informou aos colegas do Fórum que o problema se encontrava de fato na peça, a mesma apesar de estar abrindo como deveria, ela estava com um retardo na sua abertura, estando completamente aberta após a sua temperatura ideal de trabalho.

Trocada a peça, o veículo foi testado e liberado para o cliente buscá-lo.