Notícias
Vídeos

Motor Fiesta 2014 não funciona após reparo no módulo


O Hatch da montadora norte-americana, equipado com o motor 1.0 8v Zetec Rocam, apresentou inoperância após reparo no módulo.

Por: Da redação - 06 de outubro de 2023

DIAGNÓSTICO

O carro chegou à oficina com falha no 1° e no 4º cilindro, logo foi diagnosticado defeito no drive (vb 525sp) que corresponde ao pino 59 da ECU, feito o reparo no módulo, o sinal pulsativo na bobina voltou e o veículo entrou em funcionamento.

Após alguns minutos o veículo desligou, gerando erro de comunicação entre os módulos via rede can. 

Diante dessa situação, foi feito teste de sinal de rede com osciloscópio, e foi constatado que o sinal se mostrava presente na saída do modulo até o painel do carro, foi verificado também os positivos de alimentação linhas 30 e 15, além dos aterramentos, e tudo se apresentava operante.

Na investigação do defeito, alguns detalhes foram observados:

O scanner não se conecta com o modulo

O painel pisca o code e o display do hodômetro não apresenta o valor de Km do veículo, indicando tudo traçado (-- -- --).

Pino 34 da UCE não chegava o sinal positivo que vem do relé principal que por sua vez é acionado pelo pino 15 da uce utilizando um sinal negativo.

DTC u2510 bus de dados da rede can.

DTC u0100 perda de comunicação com o ECM / PCM ‘A’.

Diante dessa situação, o reparador iniciou uma troca de ideia no Fórum, detalhando tudo o que já foi feito e verificado no veículo.

Em pouco tempo as primeiras dicas começaram a aparecer, e todas direcionavam para um mesmo consenso:

A primeira orientação indicou que poderia ser o modulo recém reparado apresentando um novo problema como um curto-circuito interno 

A segunda orientação, indicou analisar a saída de 5 volts da central, caso não estiver saindo a central eletrônica estará em curto.

SOLUÇÃO

Após analisar e ponderar todas as sugestões obtidas na discussão do Fórum, o reparador partiu para verificação do módulo do veículo que havia sido recém-reparado e percebeu que ele havia entrado em curto-circuito. 

Olhou os pontos de aterramento e testou o alternador e estava tudo dentro dos parâmetros. 

Foi então enviada a central eletrônica novamente para o reparo, o qual estava ainda em garantia e o defeito foi solucionado.

Após a solução do caso, o reparador retornou ao fórum para agradecer a contribuição dos seus colegas.