Dando continuidade ao nosso ranking mensal dos tópicos mais comentados no fórum do Jornal Oficina Brasil, no mês de Agosto o campeão foi o tópico “Monza pega falhando”, sobre um Monza 1.8 1994 que, após dar a partida com o motor frio, apresentava falha durante o funcionamento.
O usuário “JOSE APARECIDO PIOVEZAN” informou sobre problemas de lubrificação e nos tuchos hidráulicos danificados, e o autor confirmou que a substituição dos tuchos solucionou o problema. O vice-campeão do mês, “Focus 1.6 Flex ‘Afogando’”, apresentava um Focus 1.6 Flex com dificuldade de partida com o motor frio.
O usuário “HASTENTEUFEL” postou sobre a importância da relação A/F (relação Ar/Combustível, utilizada pelo módulo para calcular a quantidade de combustível a ser injetado no motor com base no combustível utilizado – álcool, gasolina ou a mistura dos dois) para os sistemas de injeção flex e sobre uma possível perda desse parâmetro. O autor do tópico fez o procedimento de reconhecimento desta relação na concessionária e o problema foi resolvido.
Em 3° lugar, “Siena falhando”, um Siena 1.5 1999 apresentava falha durante as acelerações. O usuário “cprado” informou sobre falhas e testes no sistema de ignição e o autor do tópico confirmou que a solução foi a substituição de uma das bobinas.
Em 4° lugar, “Parati Cli 1996”, o motor apresentava funcionamento acelerado. O usuário “Laurentino” informou sobre problema de bateria sem eletrólito ou danificada, e o autor informou que fez a substituição da bateria e solucionou o problema.
Em 5° lugar, “Montana 05 1.8 flex após retifica cortou pulso bicos e bobina”, após a retífica do motor, não dava mais partida. O usuário “Fardin” informou sobre problemas no chicote do sensor de rotação, e o autor confirmou que um dos fios ligados ao conector do sensor estava partido. Neste mês, boa parte dos tópicos apresentava veículos com dificuldade de partida e/ou funcionamento irregular.
Quando se deparar com este tipo de problema, o reparador deve sempre se lembrar de confirmar algumas informações importantes antes de fazer a substituição de componentes, como por exemplo: se o motor possui centelha na(s) bobina(s) e em todos os cilindros, se vazão e pressão suficientes de combustível e se existe compressão no motor. Desta forma, em mais da metade dos casos, é possível “isolar” o sistema causador da falha, evitando gasto de tempo e, principalmente, de dinheiro, trocando peças desnecessariamente.
Um abraço e até mês que vem.
Posição |
Tópico |
Respostas |
Data |
Usuário que mais contribuiu |
1° |
Monza pega falhando |
37 |
16/08/2010 |
JOSE APARECIDO PIOVEZAN |
2° |
Focus 1.6 Flex "Afogando" |
33 |
20/08/2010 |
HASTENTEUFEL |
3° |
Siena falhando |
30 |
12/08/2010 |
cprado |
4° |
Parati cli 96 |
29 |
18/08/2010 |
Laurentino |
5° |
Montana 05 1.8 flex após retifica cortou pulso bicos e bobina |
22 |
15/08/2010 |
Fardin |