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Continuando nosso ranking de tópicos mais comentados no fórum do Jornal Oficina Brasil, no mês de Setembro o campeão foi “MERIVA 1.8 Flexpower Multec H”, em que o veículo apresentava luz de anomalia da injeção acesa e não ultrapassava as 4.000rpm.
O usuário “Jotacar” informou sobre problemas na UCE, e o autor confirmou que o problemas foi solucionado quando a UCE foi substituída. Ocupando a segunda colocação, o tópico “Preciso de ajuda Uno Fire flex” mostrou um problema intrigante, em que o veículo apresentava funcionamento irregular apenas em movimento. Como o veículo tinha código de falha no sensor de detonação, o usuário “saveiro” informou sobre problemas neste sensor, porém o autor resolveu o caso substituindo o sensor de velocidade.
Na terceira colocação, “Tempra Sx ano97 modelo 98 2.0 8v sem potência”, o veículo apresentava falta de potência. O usuário “overauto” informou sobre problemas no cabeçote. O autor confirmou que uma das válvulas de escape estava presa. Em quarto colocado, “Gol 1.0 16V POWER 2002”, em que o veículo apresentava aceleração irregular.
O usuário “rgalvao” informou sobre o aterramento do sensor de rotação, o que foi confirmado como solução pelo autor do tópico. Em quinto colocado, o tópico “Uno 96 morre” apresentava um veículo com funcionamento irregular em marcha lenta. O usuário “aquatico” informou sobre problema nas bobinas de ignição, e o autor confirmou que a troca das bobinas solucionou o problema.
Durante este mês, um problema comum foi a utilização do scanner para realizar diagnósticos no motor, sem incluir outros testes. Não custa lembrar ao reparador que o multímetro é uma ferramenta importante para o diagnóstico, porém não se deve confiar cegamente nos códigos de falhas apresentados, pois muitas vezes podem indicar problemas em circuitos diferentes. Um abraço e até mês que vem.