Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Mercedes Benz Sprinter 311 não pega

Mercedes Benz Sprinter 311 não pega


Saiba como solucionar os problemas da Sprinter

Da Redação
27 de junho de 2017

Defeito: Este veículo chegou com defeito na válvula de controle do turbo que foi trocada e o código de falha que indicava o defeito foi apagado. Surgiu mais um código P1330 indicando falha no controle de partida. O defeito foi provocado por um relé que estava com o aterramento ruim e depois de resolvido o mal contato, o carro funcionou sem problemas.

Quando o cliente veio retirar o carro, também veio a surpresa, o carro não pegou mais e apareceu o código de falha P1354 indicando falha no sensor de fase ou rotação.

Diagnóstico: testando chicotes e verificando a resistência do sensor de rotação, aparentemente não apresentava problemas. Os colegas do Fórum logo começaram a ajudar a encontrar a solução para o motor voltar a funcionar e enquanto isso o dono do carro já estava preocupado porque carro parado não ganha dinheiro.

Foi dada a sugestão de verificar o conector e o chicote do sensor de fase que fica próximo do injetor 4 pois ele poderia estar prensado pelo acabamento superior da tampa.

Agradecido pela ajuda, os testes foram refeitos nos sensores de fase e de rotação e o sinal chegava no módulo mas o scaner indica rotação zero e por isso o módulo não libera pulsos para os bicos injetores.

Depois de tantas tentativas, ao manusear os fios do sensor de rotação, ele começou a marcar o RPM indicando que o problema pode ser no chicote ou conector.

Solução: para facilitar o acesso e o manuseio foi melhor retirar o coletor de admissão porque foi verificado que os fios estavam soltos por cima da tampa de válvulas. O fio do sinal do sensor de fase ficou prensado contra a tampa de válvulas e foi danificado. Com a troca de quase um metro de fio e refeito o chicote que agora está devidamente protegido, o carro funcionou, os códigos de falhas foram apagados e o cliente feliz voltou a sorrir.

Complemento: O sensor de posição no comando de válvulas informa à unidade de comando, a posição dos pistões e o tempo de compressão durante o início de funcionamento do motor.

Ele identifica a passagem do ressalto no eixo de comando na frente do sensor, gerando um conjunto de pulsos que permite identificar a posição do pistão em relação ao PMS no tempo de compressão, também conhecido como efeito Hall.

Enquanto o ressalto existente no comando de válvulas de escape não passar pelo sensor, este emitirá um sinal de 5V de tensão. Quando o ressalto passa pelo sensor o sinal de 5V cai para 0V, assim o módulo recebe a informação que o 1º cilindro está no ponto morto superior PMS no tempo de compressão.

Tensão entre os terminais 1 e 3 = 12V

Tensão entre os terminais 1 e 2 = 0V quando o ressalto passa por ele.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225