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Melhores do Fórum - Novembro 2013

Toyota Hilux apresentou falha na bomba de alta pressão do combustível

Da Redação
08 de novembro de 2013

Toyota Hilux apresentou falha na bomba de alta pressão do combustível
O reparador Robério Pessoa Pereira teve um problema com essa picape e solucionou a falha:

Veículo: Toyota Hilux 3.0 diesel

Defeito: Quebra do eixo da bomba de alta pressão do common rail

Diagnóstico: Procurei o motivo da quebra e não encontrei, instalei outra bomba e tornou a quebrar. Este motor foi reparado por inteiro e aparentemente o diesel que estava no tanque não apresentava adulterações, mas mesmo assim, o eixo fundia na bucha de bronze e acabava quebrando.

Solução: Aconselhado por outro reparador do fórum, decidi substituir o diesel presente no tanque mesmo não aparentando qualquer tipo de alteração.

Junto a isso, efetuei a substituição da bomba defeituosa e refiz o teste com o veículo. Rodando com esta picape, o defeito deixou de existir. Agradeço aos companheiros do fórum na ajuda da solução deste problema.

Ford Fiesta 1.6 apresentava falhas no sistema de injeção eletrônica
O reparador Washington Gomes Vieira, através de nosso fórum também encontrou a solução para uma falha que presenciou em sua oficina:

Veículo: Ford Fiesta 1.6 2011

Defeito: Sistema de injeção apontava falhas registradas

Diagnóstico: O veículo chegou em minha oficina para uma revisão básica. Assim, ao realizar o diagnóstico do sistema de injeção do veículo com scanner, constaram 2 códigos de falhas registrados na memória da ECU. Eram eles o P 0135 e P 2195. Infelizmente meu scanner não detectava qual era o significado de tais códigos e, sem saber seu significado, não tinha como concluir o diagnóstico.

Solução: Com a ajuda de outros reparadores do fórum, descobri que o código P 0135 era referente ao aquecedor da sonda lambda 1 do banco 1. E o código P 2195 também era referente a sonda lambda. Baseado nessas informações, fui conferir o estado da sonda e detectei que esta estava com um fio quebrado dentro da capa de isolamento. Substituindo a peça o defeito foi solucionado.

Motor do Mercedes-Benz 2423K não desligava
O reparador Fabio Leonardo postou a seguinte falha em nosso fórum sobre este caminhão:

Veículo: Mercedes-Benz 2423K

Defeito: Motor não desligava e ficava acelerado

Diagnóstico: O caminhão chegou em nossa oficina com rotação muito alta, e, além de não permanecer na marcha lenta, o motor não desligava. Desconectei então o pedal eletrônico do veículo, mas este permanecia apresentando a mesma falha. Então lembrei que no cabeçote do motor há um botão “Stop”, ao apertá-lo o motor desligou. Decidi então conferir o sistema de injeção deste caminhão com scanner, para assim verificar se havia algum código de falha registrado, porém não havia nenhum. Depois de alguns testes efetuados, decidi desligar a bateria, e, ao religá-la, testei o caminhão e o defeito cessou. Porém, este trabalhou por volta de cinco dias e retornou apresentando o mesmo defeito.

Solução: Graças à ajuda do reparador “Casa do Diesel”, conferi o aterramento da cabine e este apresentava defeito. Corrigindo essa falha o defeito foi solucionado.

Motor do Fiat Punto saía de ponto com frequência
O reparador Leonardo teve um problema com este veículo e encontrou a solução:

Veículo: Fiat Punto 1.4

Defeito: Motor saía do ponto várias vezes

Diagnóstico: O veículo estava com 36.000km rodados e apresentava falhas no motor. Ao realizar o diagnóstico da falha, descobri que o motor estava fora de ponto. Corrigi a falha, porém pouco tempo depois o motor tornou a falhar. Conversando com o proprietário do veículo, este me informou que já era a segunda vez que este problema acontecia. Ao conferir novamente a causa da falha, pude notar que o problema era novamente causado pelo motor fora do ponto.

Solução: Com a ajuda de outros reparadores do fórum, conferi as condições da polia do comando de válvulas e nesta, notei que a chaveta havia quebrado e a polia se deslocava. Ao substituí-la e colocar o motor no ponto novamente, o defeito foi solucionado.

Fiat Uno Mille tinha dificuldade em dar partida e motor falhando
O reparador Marcos esteve com um veículo em sua oficina que apresentou um defeito curioso:

Veículo: Fiat Uno Mille 1.0 8V 1995

Defeito: Motor morrendo e difícil de pegar

Diagnóstico: A partir deste defeito apresentado, realizei limpeza completa do sistema de injeção monoponto do veículo. Ao testá-lo, o defeito diminuiu, porém não foi solucionado totalmente. Decidi então retirar o sensor da mangueira da pressão do ar e, dessa forma, a falha se solucionou não dando falta de combustível, deixou de morrer e tinha desempenho ótimo, porém, ao colocar um sensor novo, o defeito tornava a ocorrer, como se este cortasse  o combustível.

Solução: Depois de tudo o que já havia feito, decidi analisar as condições da mangueira do sensor e notei que ela possuía um pequeno furo.  Ao substituí-la o defeito foi sanado.

Motor da GM S10 2.8 desligava sozinho
O reparador Rodrigo Siqueira Calliari teve um problema com este veículo e encontrou a solução desta falha:

Veículo: S10 2.8 eletrônica

Defeito: Motor desligava sozinho e às vezes nem funcionava

Diagnóstico: Vindo de outra oficina, o veículo já apresentava este problema e substituíram a bomba de combustível, mas não conseguiram resolver o problema. Retirei a bomba de alta e os injetores para teste e troquei a válvula de pressão, mas o defeito persistia. Verifiquei ainda a bomba do tanque e notei que esta não estava mandando diesel do tanque, cheguei a inverter os relés, mas nada solucionou. Analisando o sistema de injeção do veículo com scanner, não constavam falhas registradas.

Solução: Comecei a revisar desde o tanque de combustível para solucionar o caso. Como já tinha trocado a bomba elétrica em outra oficina, retirei-a para conferir. Ao retirá-la, constatei que a bomba não correspondia com a aplicação daquela caminhonete, ao invés de uma válvula de borracha no retorno do desborbulhador, havia uma mangueira sem restrição alguma.

Outro defeito que talvez foi o que mais dificultou o processo de diagnóstico foi um mau contato no conector da bomba que oras acionava, ora não e acabava cortando o funcionamento da mesma. Além de o tanque estar recém tirado, havia sujeira no copo da bomba, o que deve ter ocasionado o engripamento da válvula reguladora de pressão da bomba (m-promn).  Substituímos então a bomba de combustível pela de aplicação correta, substituí o conector desta e revisei a linha de pressão do motor.

Após todas essas manutenções, o defeito foi solucionado.

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