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Melhores do Fórum - Maio de 2015


O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também! Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de maio:

Da Redação
11 de maio de 2015

Fiat Palio Economy 2012Fiat Palio Economy 2012: rotação não sobe e a luz de injeção não apaga 

Defeito: Leitor do Oficina Brasil, Ricardo Novaes reclamou sobre o Fiat Palio FireEconomy com motor 1.0 de 2012 com 60.000 quilômetros rodados. Segundo ele, “o veículo estava cortando o giro e a luz de injeção permanecia acesa”. Mesmo após passar o scanner o problema não foi resolvido. e os problemas persistiram após substituição do sensor MAP.

Diagnóstico: De acordo com o scanner, os parâmetros do sensor MAP disparavam e acusavam “massa de ar”

Solução: Surgiram várias problemas como o de Novaes no Fórum e algumas sugestões para reparação: pediram para ele verificar o sincronismo da correia dentada, se os pontos de massa e TBI estavam funcionando, se a chave de polianão havia quebrado, etc. Mas Ricardo Novaes conseguiu: retirou o cabeçote e percebeu que duas válvulas de admissão não estavam vedando, “o que estava implicando diretamente na depressão do coletor de admissão”, contou ele. Com isso o sensor do MAP acusava sempre “fora de faixa”.

Toyota Hilux 2014Toyota Hilux 2014 tem problema misterioso que nem a concessionária da marca resolveu 

Defeito: O mecânico informou que havia um problema no motor da Hilux e que seria necessário fazer a substituição do primeiro bico injetor. “Efetuei a troca e continua com o mesmo defeito”, alertou. Depois de passar pelo scanner Rasther III, surgiu o seguinte código: P13A2/P13E2/P167A/P167B/P167C/P167D. O reparador tentou apagar da memória mas não foi possível e mesmo após levar o veículo a outra oficina mecânica o problema persistiu.

Diagnóstico: Ao colocar o seu problema no Fórum, surgiram outros reparadores com a mesma dúvida: como resolver o problema da Hilux 2014? Outro reparador resolveu.

Solução: “Os códigos P13A2/P13E2 se referem à central de combustível, que fica atrás do filtro de combustível e os códigos P167A/P167B/P167C/P167D são referentes aos bicos”, disse o outro reparador. Depois de ter levado o veículo a uma concessionária Toyota foi detectado problema no primeiro cilindro e quando isso ocorre o scanner apresenta todos aqueles códigos de defeito. Mesmo descobrindo tudo isso, o problema continuou. Ao voltar à concessionária foi desmontado o conector do bico defeituoso. O primeiro pino, que vai no encaixe, estava amassado. Bastou desamassar o pino que o veículo voltou a funcionar normalmente.

Gol G4 Gol G4 “rateando” e não se achava o defeito...

Defeito: O leitor afirmou que o Volkswagen da quarta geração estava “rateando” e que não conseguia encontrar o defeito. Ele já havia trocado a bobina, as velas, a bateria, os cabos, feito limpeza nos bicos e o quarto cilindro parecia não estar funcionando: “tiro a tomada do quarto bico e nada muda”, disse ele. “O scanner não apresenta nenhuma anomalia”, completou.

Diagnóstico: Depois que colegas disseram para ele chegar se chegava pulso no bico injetor, se o cilindro comprimia e se havia uma possível entrada de ar falsa pelo coletor de admissão, o leitor finalmente descobriu o problema: um cabo de vela mal encaixado.

Solução: “O dono mexeu no carro e havia um cabo de vela fora do lugar”, disse. Apesar de estar mal encaixado, o cobustível estava sendo injetado. Entretanto, “a vela afogou e tive que retirá-la e limpá-la e encaixar o cabo direto”, afirmou o reparador.

Fiat Siena Fire 1.0 2008 Fiat Siena Fire 1.0 2008 com motor barulhento

Defeito: O sedã superaqueceu. Com isso, a junta do cabeçote queimou, mas já passou por retífica. Também foi feita a troca da correia dentada e do seu esticador, que foi realizada com relógio comparador e chave de bloqueio do comando de válvulas. Até esse momento tudo estava funcionando perfeitamente no Siena. “Quando o motor chega a determinada temperatura de trabalho, surge um barulho tipo ‘clécléclé’, bastante agudo”, afirmou o reparador.

Por conta do barulho persistente o mecânico também substituiu a bomba d’água. “O barulho só aparece em marcha lenta”, esclareceu.

Diagnóstico: Ao verificar a tensão da correia dentada o reparador percebeu que havia um exagero. “Diminuí a tensão para o mínimo aceitado e o barulho não voltou, mesmo com o motor em baixas rotações”, confirmou ele.

Solução: “Senti falta da ferramenta adequada para esse trabalho, que era um tensionador”, afirmou o reparador. O ajuste na tensão foi a solução para o problema. Agora o Siena está com tensor fixo.

Citroën C4 Pallas 2010 Citroën C4 Pallas 2010 não ligava mais, mesmo depois da troca da bateria

Defeito: Leitor confessa que deixou o farol aceso, mas afirma que já tentou de tudo para fazer o Citroën C4 Pallas de 2010 dar a partida, sem sucesso. Entre os itens checados, já trocou a bateria, checou a chave remota e não conseguiu resolver o problema.

Diagnóstico: No Fórum surgiram diversas sugestões para solução: tentar ligar com a chave reserva, talvez o problema estivesse na unidade de controle de estado da bateria, possível perda de emparelhamento entre BSI e ECU, etc. O defeito era o motor de partida.

Solução: O problema estava no motor de partida. O defeito foi descoberto na Oficina J Montezano, com um amigo do reparador que publicou no nosso Fórum. “Fique sabendo que alguns C4 saíram de fábrica com esse defeito”, disse o mecânico.

Volkswagen Kombi Flex Volkswagen Kombi Flex tem bobina derretida

Defeito: Reparador disse que a bobina derreteu e que a ignição era cortada. “O motor não esquenta, só a bobina. Alguém poderia me ajudar?”, pediu o leitor Jayme Soares. 

Diagnóstico: Ao sugerirem para que ele trocasse a bobina, Soares afirmou que já havia colocado três. Alguns reparadores disseram que poderia ser falta de aterramento, sugeriram fazê-lo do módulo para a carroceria e outros apostaram que poderia ser um defeito na central e que a qualquer momento poderia parar de vez. 

Solução: A central foi substituída juntamente com a bobina. O reparador percebeu que com a central antiga a bobina continuava aquecendo. Aí ficou evidente que o problema estaria na central. Jayme Soares não teve mais problemas de aquecimentos.

 

 

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