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Melhores do Fórum – Dezembro de 2014


O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também! Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de dezembro:

Por: Da Redação - 11 de dezembro de 2014

Peugeot 206Peugeot 206 1.0 16V 2003 – Motor gira, mas não pega
Reparador Pedro Jerônimo conseguiu solucionar este defeito com o auxílio recebido de outros reparadores após relatar no nosso fórum o problema que estava enfrentando.
Veículo: Peugeot 206 1.0 16v 2003
Defeito: motor girava, mas não entrava em funcionamento.
Diagnóstico: veículo chegou guinchado à oficina. Outro reparador havia condenado o módulo, cujo número serial coincide com o do chassi do carro. Foram verificadas as velas, válvulas, bobina. Os códigos de falha armazenados foram todos apagados, mas um deles tornava a aparecer (P0113).
Solução: após inspeção, foi constatado que o sensor de rotação estava comprometido fisicamente, além de possuir emenda nos fios. Após efetuar o reparo do sensor, problema foi resolvido.
 Chevrolet Montana 2014
Chevrolet Montana 2014 1.4 Econoflex sem partida 
Reparador Rodrigo Fonseca soluciona problema de uma Chevrolet Montana após interação no fórum
Defeito: motor do veículo não entra em funcionamento.
Diagnóstico: veículo chegou à oficina por apresentar dificuldade na partida de forma intermitente. Porém, uma vez lá, o problema se instaurou permanentemente. Após extensa verificação de itens possivelmente relacionados ao problema, nada foi encontrado. O sistema de diagnóstico do veículo acusava falta apenas falta de tensão nos bicos injetores.
Solução: o reparador relata que após muita dificuldade, descobriu embaixo do suporte do módulo um conector que apresentava encaixe defeituoso, com isso, havia a interrupção intermitente da tensão, acarretando o problema. Substituído o componente, o problema não tornou a ocorrer.

Volkswagen Fox 2005

Volkswagen Fox 2005 com ausência de pulso na bobina de ignição
Reparador Paulo Cesar solucionou o problema após receber ajuda de outros usuários do fórum
Veículo: Volkswagen Fox 2005
Defeito: não havia pulsação elétrica na bobina, embora os bicos injetores pulsassem normalmente.
Diagnóstico: constatado o defeito, reparador fez o rastreamento das possíveis causas, como aterramento da bobina, continuidade do circuito alimentador, sensor de rotação etc., contudo, defeito persistia.Por fim, foram substituídos o módulo e o próprio sensor de rotação, porém sem sucesso.
Solução: tendo em vista que havia feito todo o possível, reparador considerou a possibilidade de peça com defeito, por sorte possuía na oficina um sensor de rotação compatível com o sistema do veículo, e quando este foi instalado enfim o problema foi resolvido.

Volkswagen Parati 2004

Volkswagen Parati 2004 1.6 Flex com oscilação na marcha lenta
Com a ajuda de outros profissionais, obtida após postagem no fórum do jornal, reparador consegue resolver problema em Parati com oscilação na marcha lenta.
Veículo: Volkswagem Parati 1.6 Flex 2004
Defeito: após aquecimento, rotação de marcha lenta passa a oscilar entre 1500 e 20500 RPM
Diagnóstico: sistema de ignição, corpo de borboleta, sonda lambda, aterramento e sensores foram devidamente testados e não apresentavam problemas. O veículo também não registrava nenhum erro na memória. Também foi efetuada a troca de cabos e velas por componentes originais, sensor de borboleta original, map original, checagem do sincronismo. Não havia falha gravada no módulo. Sistema de alimentação também foi checado, bem como os sinais dos sensores na entrada da central. Por fim, reparador efetuou a troca da central sem, com isso obter êxito na solução do problema.
Solução: após muita discussão no fórum, reparador recebe uma dica valiosa de um colega de profissão: o defeito poderia estar no cânister. Após análise e observação do motor, desde a partida até a apresentação do defeito, ele notou que, com o aquecimento, a válvula do cânister abria e permitia a entrada de ar no coletor, alterando a relação ar/combustível e causando a oscilação na rotação. Substituído o componente defeituoso, o defeito desapareceu.

Chevrolet Corsa 2006 Chevrolet Corsa 2006 1.6 com falha de ignição
Reparador relata problema enfrentado em sua oficina e participantes do fórum ajudam-no a solucioná-lo
Veículo: Corsa 1.6 2006
Defeito: veículo apresentava falha no funcionamento do segundo cilindro.
Diagnóstico: após troca de bicos injetores desgastados e velas incorretas, veículo passa a apresentar falha no funcionamento do segundo cilindro. Cabos e bobina também foram substituídos sem que o problema fosse solucionado.
Solução: após expor o problema enfrentado no fórum do jornal Oficina Brasil, reparador é informado que o problema pode ter origem mecânica. Testada a compressão finalmente foi constatado que o defeito estava no cabeçote, que possuía uma pequena trinca na área do segundo cilindro.

Chevrolet Meriva 2010

Chevrolet Meriva 2010 1.8 Flexpower – Sem tensão na segunda sonda lambda
Através da interação no fórum, reparador consegue solucionar problema em Chevrolet Meriva.
Veículo: Meriva 1.8 Flexpower 2010
Defeito: não havia tensão elétrica para aquecimento da segunda sonda lambda
Diagnóstico: reparador checou os fusíveis e o relê responsável pelo circuito elétrico das sondas, mas tudo parecia normal. Quando foi constatado que o veículo havia sofrido colisão, surgiu a hipótese de secção de algum fio, mas reparador não encontrou nenhuma interrupção visível.
Solução: através de dica recebida no fórum, foi testada a continuidade dos fios das duas sondas e constatado que no compartimento do motor a conexão da sonda havia sido ligada equivocadamente no chicote do farol de milha do carro, provavelmente na oficina de funilaria responsável pelo reparo após a colisão mencionada, uma vez feitas as conexões corretas, veículo voltou a funcionar de forma normal.