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GM Corsa 1.0 com luz de injeção acendendo em alta rotação
O reparador Fabricio Rangel Crespo obteve ajuda compartilhando sua dúvida com os demais reparadores atuantes em nosso fórum.
Veículo - Corsa 1.0 1998
Defeito – Luz anomalia acende em alta rotação.
Diagnóstico - Estive com um GM Corsa 1.0 que apresentava o seguinte sintoma: em marcha lenta o veículo funcionava normalmente, porém ao acelerá-lo, a luz de anomalia acendia e começava a ocorrer estouros no coletor de admissão. Comecei analisando a sincronização das correias, a pressão de combustível tanto em alta como em baixo giro e ainda pressão no coletor de admissão. Todos os sistemas estavam dentro dos parâmetros. Ainda analisei conjunto de cabos e velas, e todos também estavam em perfeitas condições.
Solução – O proprietário do veículo informou que este problema começou após abastecer, então voltei minhas atenções para um possível problema no sistema de alimentação. Iniciei a busca verificando o tanque de combustível, e constatei que não havia pré-filtro antes da bomba de combustível, fazendo com que a alimentação ficasse obstruída devido à sujeira, então troquei a bomba e os filtros de combustíveis. Ainda verifiquei que em um dos bicos injetores havia um anel o’ring rompido, gerando assim, entrada falsa de ar. Também realizei a troca da peça resolvendo o problema do carro.
GM Blazer apresentava corte de aceleração quando solicitado
O Danilto teve ajuda para resolver sua dúvida com esta GM Blazer através das informações fornecidas pelos companheiros de fórum.
Veiculo - GM Blazer 2.4 2011
Defeito – Após algum tempo de uso motor corta aceleração
Diagnóstico – Estou com uma GM Blazer 2.4 2011 que apresentava falha após o motor já estar aquecido. A lâmpada da anomalia acendia e o acelerador entrava em modo de segurança, limitando a aceleração. Trocamos então o pedal do acelerador e, ao testar o veículo, o defeito continuava ali presente.
Solução – Após efetuar a troca do pedal do acelerador, iniciei uma busca por alguma anomalia no sistema de injeção. Não foi encontrada nenhuma avaria nos bicos injetores, cabos de velas, bobina e sensor de rotação, todos estavam funcionando normalmente. Verifiquei o corpo da borboleta e, analisando-o, constatei que o potenciômetro de acionamento estava danificado. Substituindo então a peça, o motor voltou a apresentar sua aceleração correta.
Velocímetro do VW Gol G5 não funciona mais
O reparador Luiz Carlos compartilhou seu caso através do fórum, fornecendo a todos uma ótima dica.
Veículo - Gol 1.6 Power 2012
Defeito – Velocímetro não funciona
Diagnóstico – Chegou à nossa oficina um Gol 1.6 Power 2012 com o velocímetro não funcionando. Iniciamos a busca pela solução do problema analisando o sistema com scanner, porém o mesmo não reconheceu o módulo. Foi verificado que o sensor de velocidade estava queimado, mas mesmo o substituindo a falha no velocímetro continuava.
Solução - O sistema de chicote do sensor de velocidade é compartilhado entre o módulo e o painel, desta maneira verificamos possíveis falhas ou fios rompidos e identificamos que o conector do chicote localizado no painel estava danificado. Após desmontar o componente, realizamos a reparação deste, fazendo com que tanto o velocímetro quanto a leitura do painel voltassem a funcionar normalmente.
Ford Fusion estava com motor sem aceleração
O reparador Augusto Telles Batista encontrou a resposta do problema deste Fusion compartilhando suas dúvidas em nosso fórum.
Veículo – Ford Fusion 2010
Defeito – Veículo falha como se alguns cilindros parassem de funcionar.
Diagnóstico – Estive com um Ford Fusion 2010 em minha oficina onde o carro entrava em funcionamento por um determinado período e, rapidamente, o veículo começava a falhar, como se o dois cilindros estivessem parando de trabalhar. Porém, após ligar e desligar o motor do Fusion, ele voltava ao seu funcionamento normal, porém temporariamente já que o defeito retornava a acontecer tantas vezes quanto fossem necessárias novas partidas no motor.
Solução – Após buscar a causa do problema com o auxílio de um scanner, constatamos falha no corpo da borboleta. Este travava e não abria corretamente. Após confirmar as condições do aterramento e de outros componentes, efetuamos a troca do item avariado. Após isso, ao testamos novamente, o veículo voltou a funcionar normalmente.
GM Astra 1.8 8V – Bobina queimada
O reparador João de Souza compartilhou suas dúvidas através do fórum e conseguiu resolver seu problema.
Veículo – Astra 1.8 8V
Defeito – Bobina queimada
Diagnóstico - Estava com um GM Astra 1.8 8V apresentando falha no motor. Ao realizar uma análise, constatamos falhas nos cilindros 1 e 4. Indo mais a fundo no sistema, identificamos que a bobina estava queimada na direção dos pinos 1 e 4. Foi efetuada a troca da bobina, porém, a mesma queimou novamente quando realizamos um teste. Verificamos cabos e velas, mas não identificamos nada que pudesse causar esse tipo de problema.
Solução – Utilizando uma caneta de polaridade, verificamos que o sinal negativo do pulso vindo da central estava travado. Iniciamos então a busca por fios rompidos entre a bobina e o módulo. Analisando o chicote da bobina, constatamos que durante alguma manutenção anterior a bateria foi instalada por cima do chicote e, com o atrito, o fio acabou ficando desencapado e esse curto sobrecarregava a bobina que acabava queimando. Refazendo o isolamento e montando o chicote no local correto, o problema foi resolvido.
Fiat Strada Adventure apresentava falta de pressão de óleo
O reparador Jerry resolveu este problema em um Fiat Strada e compartilhou suas dicas através do fórum.
Veiculo – Strada Adventure 1.8 E-Torq 2011
Defeito – Baixa Pressão de óleo
Diagnóstico – Estive com uma Fiat Strada Adventure 1.8 E-Torq 2011, que apresentava em seu computador de bordo a mensagem de baixa de óleo no sistema. A mensagem aparecia sempre que se dava a partida, tanto com o motor frio como com o motor quente. Foi testada a bomba de óleo, trocado o suporte e filtro de óleo, o interruptor e todo o óleo do motor, porém, o problema continuava.
Solução – Após realizar a troca dos componentes informados anteriormente, verifiquei no cárter o duto da bomba de óleo, em busca de algum tipo de obstrução. Não foi achado nada, pois ambos estavam sem nenhum indicativo de carbonização ou sujeira. Iniciei uma verificação mais aprofundada no sistema e constatei que nos motores E-Torq há uma válvula no suporte do filtro que restringe o retorno do óleo que está no filtro para o cárter, porém, algumas marcas paralelas de filtros não conseguem fazer de maneira adequada a ligação válvula e filtro, causando assim retorno indevido de óleo para o cárter e esvaziando o filtro, Isso gera, consequentemente, baixa pressão no momento da partida. Trocando o filtro que estava no veículo por outro adquirido em concessionária da marca, o defeito deixou de ocorrer.