Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Kia Picanto 2012 desligando sozinho

Kia Picanto 2012 desligando sozinho

O compacto da montadora Sul-Coreana, equipado com motor Kappa 1.0 16v Flex, chegou à oficina com a reclamação de desligar sozinho, mesmo com o veículo em movimento, porém o defeito acontecia de forma intermitente

Da Redação
01 de outubro de 2021

DIAGNÓSTICO

Visto se tratar de um defeito intermitente, o reparador traçou um plano de ação para testar todos os componentes responsáveis pelo funcionamento do motor.
Seguindo seu planejamento, iniciou os testes pelo sistema de ignição, substituindo velas e bobinas, porém, sem sucesso.

O próximo sistema a ser testado era a alimentação do veículo, em especial a análise da pressão e vazão da linha de combustível, após a verificação destes parâmetros, concluiu que estavam dentro dos valores preconizados pelo fabricante.

Dando continuidade, observou que o terceiro item a ser verificado era o sensor de rotação, realizou os testes e confirmou seu bom funcionamento.

O último item presente em seu plano de ação era a verificação do parâmetro de funcionamento da sonda lambda utilizando o scanner, e assim o fez, constatando que estava em perfeito funcionamento.

Como o defeito persistia, mesmo após realizados todos os testes cabíveis, o profissional foi para o Fórum Oficina Brasil. 

O reparador abriu um tópico na plataforma, relatando todos os detalhes referentes ao caso, como reclamação do cliente, testes realizados, itens substituídos, dentre outros, a fim de auxiliar os colegas a entenderem completamente o caso e assim ajudá-lo da forma mais eficiente possível.

O primeiro colega afirmou que por coincidência já havia recebido em sua oficina dois veículos de mesmo modelo que apresentavam o mesmo defeito, e que a causa era o sensor de rotação com mau funcionamento nos dois carros, desta forma sugeriu a substituição do sensor de rotação.

O reparador respondeu ao colega informando que havia feito a troca do sensor de rotação por outro para teste e mesmo assim o problema persistia.

O segundo reparador a deixar sua contribuição informou que já tinha trabalhando na KIA e que já havia se deparado com um problema similar ao informado pelo reparador e que só foi solucionado com a troca do módulo de controle do motor.

Já o terceiro colega salientou a necessidade de o reparador realizar algumas desmontagens a fim de encontrar mau contato em todos os conectores possíveis, afirmou também que se o carro pegava normal poderia ser o atuador de lenta.

SOLUÇÃO

Após ler com atenção todas as dicas e sugestões dos colegas do fórum, o técnico decidiu realizar mais alguns testes, e desta forma, identificou a causa da anomalia no veículo.

O reparador realizou a limpeza de todos os pontos massa do motor e um na carroceria próximo à soleira do passageiro, feito isso, o veículo não apresentou mais o problema, concluindo com eficácia o diagnóstico de que o defeito era falha em aterramento.

Por fim, agradeceu a todos que contribuíram para o fechamento com sucesso de mais um diagnóstico complexo. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força