Oficina Brasil


Hyundai HB20 flex não pega pela manhã

Saiba como foi solucionado o defeito do modelo da Hyundai

Por Da redação

Defeito: O cliente levou seu veículo para a oficina e explicou ao reparador que está com uma grande dificuldade de dar a primeira partida no veículo pela manhã. É preciso acionar a ignição mais de quatro vezes.  

O proprietário disse que o veículo estava abastecido com álcool, e depois de abastecer a metade do tanque com gasolina o defeito continuou, aliás, piorou. Também informou que o carro não esta marcando corretamente o nível de combustível no painel. 

Diagnóstico: Iniciando os testes, o reparador notou que ao acelerar, a saída do escape fica quase incandescente de tão quente e cheirando muito a combustível.  

No scanner nenhuma falha foi apresentada.  

A suspeita inicial é de a sonda lambda estar totalmente danificada ou com problema de adaptação de combustível.  

Um participante da comunidade Fórum comentou que essas falhas ocorrem quando o catalisador está obstruído. 

Outro companheiro sugeriu a leitura do AF (relação ar / combustível). Segundo ele, o correto é indicar próximo de 9.0 no álcool e 13.2 na gasolina.  

O reparador responsável pelo caso comentou que está utilizando o scanner Master Scan, mas não consegue realizar a leitura. O scanner não está apresentando esta leitura da linha Hyundai. Disse ele.  

Outro teste realizado na oficina, e que deu certo, foi efetuar a troca total do combustível para gasolina e deixar a bateria desligada durante a noite. No dia seguinte, logo pela manha, deu partida e já notou a diferença na resposta, porém, ainda não estava 100%. 

Colaborares do Fórum com grande experiência nesta linha informaram que o sensor de nível de combustível é de extrema importância para definir a a/f. E o catalizador incandescente pode ser por excesso de combustível injetado.  

Solução: Após cinco dias com o veículo na oficina, o problema foi solucionado. O reparador conseguiu um scanner emprestado e conseguiu realizar a programação do combustível injetado. Diante disso, o carro ficou perfeito nas partidas seguintes, passou a mostrar corretamente o nível de combustível no painel e a saída do escape normalizou. 

Comentários