Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. GM Cruze 2013 com vazamento de óleo

GM Cruze 2013 com vazamento de óleo

O sedã equipado com motor Ecotec 1.8 16v Flex chegou à oficina para realizar uma série de reparos de rotina em seu motor, entre eles estava a substituição da bomba de óleo e retentor frontal do virabrequim

Da Redação
12 de outubro de 2021

Após realizados os reparos, o reparador deu partida no motor e verificou que estava tudo em ordem em seu funcionamento, porém após desligar o veículo e deixá-lo estacionado por um tempo, percebeu um vazamento de óleo na região frontal do motor.

DIAGNÓSTICO

Diante disso, o técnico decidiu fazer uma revisão do serviço realizado a fim de identificar alguma falha no procedimento de instalação da bomba de óleo, sua junta e retentor do virabrequim, e assim o fez, desmontou novamente, fez uma análise detalhada de todos os itens, constatando que não havia nada de errado.

O técnico, analisando a situação, concluiu que não havia necessidade da retífica do virabrequim pois se a causa do problema fosse esse componente o vazamento de óleo ocorria com o motor do veículo em funcionamento e não somente ao desligá-lo.
Após a realização dos testes, sem, contudo, obter sucesso, o reparador decidiu pedir ajuda aos colegas do Fórum Oficina Brasil. Ao apresentar o caso aos parceiros de profissão explicou os detalhes do caso quanto aos procedimentos realizados, testes e itens substituídos.

Em pouco tempo as primeiras dicas começaram a surgir. 

O primeiro reparador a contribuir informou que alguns veículos GM com motor 8v têm apresentado um aparente vazamento na polia do comando de válvulas que, ao aquecida, mina óleo como se o material em que a polia é fabricada absorvesse o lubrificante, e sugeriu que este caso com o Cruze poderia ser um problema semelhante, aconselhando ao colega que aquecesse a polia do virabrequim com um soprador térmico, a fim de testá-la. 

Já o segundo colega do fórum informou que  estava tendo o mesmo problema com o mesmo modelo de veículo, entretanto, em seu caso, o vazamento era atrás da bomba de óleo, colocou uma junta vendida no mercado de reposição, mas não teve sucesso.

Ao instalar a junta de outra fabricante idêntica a original o vazamento foi resolvido.

SOLUÇÃO

Ao ler com atenção todas as dicas e sugestões dos colegas do fórum o reparador decidiu substituir novamente o retentor, bomba de óleo e sua junta, porém, por peças de outro fabricante, constatando que após esses procedimentos o vazamento de óleo foi resolvido de forma definitiva.  Ao retornar aos colegas do fórum com a solução, agradeceu o apoio de todos, pelas valiosas contribuições. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força