Notícias
Vídeos

Fox 1.6 iMotion 2011 com câmbio “bagunçado”


Quando aquecido, a transmissão perdia referência, caindo em N (neutro) e a ré ficava difícil de engatar

Por: Da Redação - 27 de outubro de 2016

Defeito: Quando aquecido, a transmissão perdia referência, caindo em N (neutro) e a ré ficava difícil de engatar. Visualmente não havia problemas, e no scanner apareciam 7 DTCs, que foram todas apagadas. Mas após teste de percurso, voltaram os códigos P175d e P060a. Na dúvida, reparador checou diversos componentes, e trocou ideias no Fórum para se certificar sobre os itens a serem diagnosticados. 

Diagnóstico: Alguns procedimentos foram sugeridos, como verificar se não havia água sob a alavanca de mudanças, examinar conectores e possíveis maus contatos, monitoramento via scanner da pressão da bomba no momento da troca de marcha, que poderia indicar um eventual furo no acumulador de pressão. Foi sugerido ainda verificar o índice de degradação da embreagem. 

Solução: Em busca de mais subsídios, reparador questionou o cliente, que só então informou que havia feito uma tentativa mal sucedida de reparo em outra oficina há 15 dias atrás. A partir deste ponto, reparador constatou que a oficina anterior aplicou o óleo errado (HD) quando deveria ter utilizado o CS Speed. Após a constatação, o óleo e a embreagem foram substituídos, e o sistema voltou a funcionar corretamente.

Porém, reparador alertou cliente de que o sistema robotizado pode apresentar futuros problemas, pois trabalhou por um período com o fluido incorreto.