Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Ford Fiesta com arrefecimento superaquecendo

Ford Fiesta com arrefecimento superaquecendo


O Hatchback ano 2012, equipado com motor Zetec-Rocan 1.6 8v Flex, chegou à oficina com a reclamação de estar trabalhando sempre em temperatura elevada, e acionar a ventoinha diretamente no segundo estágio

Da Redação
21 de outubro de 2021

DIAGNÓSTICO

O técnico sabia que estava diante de um problema que lhe exigiria atenção plena nos detalhes e que deveria realizar um planejamento com a sequência dos testes que deveria realizar para enfim chegar à causa da problemática do veículo.

A primeira inspeção presente em seu plano de ação era a verificação do funcionamento do sistema de arrefecimento, e assim o fez, e ao inspecionar o sistema constatou que estava tudo funcionando perfeitamente, o veículo não fervia, as mangueiras não estavam inchadas e tinham temperatura semelhante, ventoinha acionando perfeitamente.

Entretanto, percebeu que a carcaça da válvula termostática era de alumínio, utilizando-se de sua experiência sabia que a peça original era feita de material plástico, ou seja, em um serviço anterior, outro reparador havia substituído a carcaça por outra paralela. 

Essa importante descoberta facilitou e, muito o diagnóstico, pois agora o técnico sabia o caminho que devia seguir a fim de chegar à solução definitiva do caso.

Para ter certeza das consequências da aplicação da peça de alumínio nesse veículo o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil. 

O técnico abriu um tópico referente a seu caso e relatou tudo o que havia verificado até então, para que com a ajuda dos colegas reparadores chegasse a um diagnóstico.

Pouco tempo depois, as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir.

O primeiro reparador a postar no tópico, afirmou que só utilizava o componente original e a válvula termostática de 1° linha, essas de alumínio que já vem com uma válvula termostática apresentam defeito. 

Já o segundo colega a deixar sua contribuição salientou que se esse carro fosse equipado com ar-condicionado é fundamental que se faça uma análise da resistência do ar-condicionado que fica perto da ventoinha pois às vezes queima o fusível térmico dela aí o carro só liga na segunda velocidade e a temperatura sobe.

O terceiro, por sua vez, utilizando-se de sua experiência nesse modelo de veículo destacou que a carcaça de alumínio não é recomendada, o certo é usar carcaça de plástico de qualidade, já teve problema de sensor de temperatura entrar em curto com a carcaça de alumínio e causar um defeito estranho na injeção, afirmando ainda que não só ele, mas que outros colegas já pegaram problemas com esse tipo de carcaça.

SOLUÇÃO

O técnico decidiu substituir a carcaça da válvula termostática por uma de plástico, após a substituição fez um teste de rodagem e constatou que o problema havia desaparecido e o sistema de arrefecimento voltou ao seu perfeito funcionamento. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225