Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Fluence não liga ao acionar a ignição

Fluence não liga ao acionar a ignição

Saiba como foi resolvido o problema no modelo da Renault

Da redação
13 de novembro de 2018

Defeito: Equipado com motor 2.0, este veículo chegou à oficina guinchado, pois, não dava partida. Segundo o proprietário, o veículo demonstrou este sintoma do dia para noite.

Ao inserir o cartão de ignição e acionar a partida por meio do botão star stop, o carro não dá sinal de partida. Apenas aparece a mensagem no painel “vire a direção + start”.

Diagnóstico: O reparador iniciou os testes verificando cada fusível e rele de ignição, mas nada fora do comum foi apresentado pelo multímetro.

À procura de mais dicas para chegar até a solução, resolveu acessar seu Aplicativo Fórum Oficina Brasil e abrir um tópico sobre a situação do veículo.

Um colega de profissão comentou que já pegou o mesmo veículo com o mesmo defeito, e se deparou com o fusível danificado ao lado da bateria. Ótima dica, porém nesta situação todos os fusíveis estavam bons.

Outro reparador sugeriu que ele checasse a tensão da bateria, porém, se tratava de uma bateria seminova e os parâmetros pelo multímetro estavam normais.

Após a realização dos testes, só ficou pendente analisar as centrais e conectores elétricos, pois a suspeita é de estar com mau contato ou em curto.

Outro colaborador do Fórum relatou que este modelo da Renault possui uma tecnologia chamada Keyless, um sensor instalado na região próxima à porta do motorista. Este sensor reconhece o código que esta na chave por meio de ondas do rádio emitidas a partir de um pequeno gerador. O motorista se aproxima do veículo e o destravamento das portas acontece assim que ele puxa a maçaneta. Para ligá-lo, o painel conta com um botão específico para esta ação chamado de Start/Stop. Ao apertá-lo, um novo reconhecimento da chave é feito automaticamente, ligando o automóvel. Portanto, são necessários conhecimentos específicos deste sistema.

Solução: Antes de realizar as últimas dicas sugeridas, o reparador já havia solucionado o caso.

Ele decidiu substituir a trava elétrica do volante e realizar a codificação da mesma, ele viu este procedimento por meio do Youtube. Depois da codificação o veículo voltou a funcionar.

Problema resolvido.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força