Notícias
Vídeos

Fluence não liga ao acionar a ignição


Saiba como foi resolvido o problema no modelo da Renault

Por: Da redação - 13 de novembro de 2018

Defeito: Equipado com motor 2.0, este veículo chegou à oficina guinchado, pois, não dava partida. Segundo o proprietário, o veículo demonstrou este sintoma do dia para noite.

Ao inserir o cartão de ignição e acionar a partida por meio do botão star stop, o carro não dá sinal de partida. Apenas aparece a mensagem no painel “vire a direção + start”.

Diagnóstico: O reparador iniciou os testes verificando cada fusível e rele de ignição, mas nada fora do comum foi apresentado pelo multímetro.

À procura de mais dicas para chegar até a solução, resolveu acessar seu Aplicativo Fórum Oficina Brasil e abrir um tópico sobre a situação do veículo.

Um colega de profissão comentou que já pegou o mesmo veículo com o mesmo defeito, e se deparou com o fusível danificado ao lado da bateria. Ótima dica, porém nesta situação todos os fusíveis estavam bons.

Outro reparador sugeriu que ele checasse a tensão da bateria, porém, se tratava de uma bateria seminova e os parâmetros pelo multímetro estavam normais.

Após a realização dos testes, só ficou pendente analisar as centrais e conectores elétricos, pois a suspeita é de estar com mau contato ou em curto.

Outro colaborador do Fórum relatou que este modelo da Renault possui uma tecnologia chamada Keyless, um sensor instalado na região próxima à porta do motorista. Este sensor reconhece o código que esta na chave por meio de ondas do rádio emitidas a partir de um pequeno gerador. O motorista se aproxima do veículo e o destravamento das portas acontece assim que ele puxa a maçaneta. Para ligá-lo, o painel conta com um botão específico para esta ação chamado de Start/Stop. Ao apertá-lo, um novo reconhecimento da chave é feito automaticamente, ligando o automóvel. Portanto, são necessários conhecimentos específicos deste sistema.

Solução: Antes de realizar as últimas dicas sugeridas, o reparador já havia solucionado o caso.

Ele decidiu substituir a trava elétrica do volante e realizar a codificação da mesma, ele viu este procedimento por meio do Youtube. Depois da codificação o veículo voltou a funcionar.

Problema resolvido.