Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Defeito: O carro chegou na oficina sem funcionar e o cliente relatou que inicialmente o motor perdeu aceleração e em seguida ele desligou, quando tentou ligar o motor, não funcionou mais.
Diagnóstico: Este modelo usa injeção Marelli IAW 4DF e já foram realizados testes no módulo da injeção, nos sensores de fase e de rotação, bateria e no sistema de partida.
No teste foi identificado que o sinal que o módulo envia para o relé que alimenta os sistemas de ignição e injeção, inclusive a bomba de combustível, fica oscilando e provoca estouro no escapamento como se o motor estivesse fora do sincronismo.
Nas sugestões dos colegas do Fórum havia uma preocupação com os aterramentos que poderiam estar ocasionando o defeito e também poderia ser alguma interferência eletromagnética que estaria impedindo o funcionamento do motor.
O interessante neste caso é que o nosso amigo reparador que nos apresentou o problema do carro informou que faria todos os testes novamente em cada componente para ter a certeza que não estava deixando passar o defeito
Solução: Verificando o histórico do carro, foi identificado que já tinha sofrido uma colisão do lado dianteiro esquerdo. Durante a inspeção da fiação foram encontrados alguns fios com emendas e que passam por baixo da bateria.
Os reparos dos fios pareciam bem feitos por fora mas por dentro não estava muito bom e isso provocava o defeito na alimentação do módulo.
Feito o reparo no chicote de forma correta, o defeito foi resolvido e o carro voltou a funcionar sem problemas.
Sabemos que um defeito “colocado” dá muito mais trabalho porque não encontraremos literatura ou treinamento para descobrir a solução para estes defeitos.