Notícias
Vídeos

Fiat Bravo Blackmotion Dualogic com indicador de Km piscando


Confira como foi solucionado o defeito do modelo da Fiat

Por: Da Redação - 15 de fevereiro de 2018

Defeito: O cliente da oficina havia trocado o rádio e logo após a troca, o odômetro começou piscar sem parar e com isso surgiram dúvidas sobre o rádio, se é compatível com este carro ou será um conflito na rede CAN provocado na instalação do novo rádio.

Diagnóstico: buscando a solução deste defeito que tudo indica que foi colocado, a bateria foi desligada, foi realizado o reset no módulo mas o problema continua. Em situações como esta é importante a participação do cliente, que deve informar em que situação o defeito apareceu, e neste caso sabemos que foi justamente quando foi instalado o novo rádio.

Para confirmar a origem do defeito, poderia recolocar o rádio original do carro e verificar se a falha desaparece, o que indicaria uma possível incompatibilidade do rádio novo com o sistema de rede CAN do carro.

Solução: removendo o rádio para confirmar o defeito, foi identificado que somente alguns fios do conector original foram utilizados e os demais ficaram isolados e provocando a falha.

Neste modelo de carro, o rádio tem comunicação com o motor via rede CAN e em determinadas situações de velocidade e regimes rotações do motor, o volume do rádio pode aumentar ou diminuir automaticamente e é provável que um destes fios tenha ficado desligado.

Com a instalação do conector com todos os fios, o novo rádio funcionou e o defeito foi resolvido. Mais uma vez vale lembrar que defeitos colocados acabam revelando a falta de competência de alguns e colocam à prova o conhecimento de outros que investem em treinamento para acompanhar a evolução dos veículos e seus acessórios, como o rádio conectado à rede CAN.