Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Fiat Bravo Blackmotion Dualogic com indicador de Km piscando

Fiat Bravo Blackmotion Dualogic com indicador de Km piscando

Confira como foi solucionado o defeito do modelo da Fiat

Da Redação
15 de fevereiro de 2018

Defeito: O cliente da oficina havia trocado o rádio e logo após a troca, o odômetro começou piscar sem parar e com isso surgiram dúvidas sobre o rádio, se é compatível com este carro ou será um conflito na rede CAN provocado na instalação do novo rádio.

Diagnóstico: buscando a solução deste defeito que tudo indica que foi colocado, a bateria foi desligada, foi realizado o reset no módulo mas o problema continua. Em situações como esta é importante a participação do cliente, que deve informar em que situação o defeito apareceu, e neste caso sabemos que foi justamente quando foi instalado o novo rádio.

Para confirmar a origem do defeito, poderia recolocar o rádio original do carro e verificar se a falha desaparece, o que indicaria uma possível incompatibilidade do rádio novo com o sistema de rede CAN do carro.

Solução: removendo o rádio para confirmar o defeito, foi identificado que somente alguns fios do conector original foram utilizados e os demais ficaram isolados e provocando a falha.

Neste modelo de carro, o rádio tem comunicação com o motor via rede CAN e em determinadas situações de velocidade e regimes rotações do motor, o volume do rádio pode aumentar ou diminuir automaticamente e é provável que um destes fios tenha ficado desligado.

Com a instalação do conector com todos os fios, o novo rádio funcionou e o defeito foi resolvido. Mais uma vez vale lembrar que defeitos colocados acabam revelando a falta de competência de alguns e colocam à prova o conhecimento de outros que investem em treinamento para acompanhar a evolução dos veículos e seus acessórios, como o rádio conectado à rede CAN.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força