Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Fera do Fórum: Osair Xavier

Fera do Fórum: Osair Xavier


“Acompanho o Fórum Oficina Brasil desde 2009 e participo ativamente”

Da Redação
27 de outubro de 2016

O reparador Osair Xavier, que utiliza o mesmo nick no Fórum Oficina Brasil, teve o pai como o principal inicentivador de sua carreira: “tudo começou com meu pai, José Vicente Xavier. Em 1975 ele fez o primeiro curso técnico na Escola Megatec em São Paulo”, conta Osair. “Depois disso ele começou a trabalhar na concessionária Volkswagen Orla Veículos. Passou pelas revendas Ford Forbasa e Mercedes-Benz Araguaia, quando teve a oportunidade de fazer diversos cursos”, afirma Osair Xavier.

Osair Xavier

“Fera” do Fórum: Osair Xavier
Nickname: Osair Xavier
Entrou: 2009
Número de posts: 1433
Número de posts no último ano: 121
Empresa: Auto Mecânica Xavier (SP)

 

O profissional fez questão de contar a história do pai, pois segundo ele, depois que José Vicente decidiu montar a própria oficina na garagem de sua casa o filho pode ter contato com a reparação independente: “foi na oficina de casa que eu conheci a reparação, com sete anos, e já ajudava meu pai com alguns reparos. Em 2004 ele abriu uma firma e se mudou para um salão”, explica Osair Xavier.

“Muitas coisas que aprendi devo a ele. Em 2004 adquirimos nosso primeiro scanner”, conta Osair. Foi depois desse fato que o reparador tomou uma decisão importante: “foi quando parti com tudo para estudar e trabalhar com injeção eletrônica. Na época os scanners vinham acompanhados com literaturas que eram verdadeiros cursos, vários manuais e era possível aprender com esse material”, relembra o profissional. “Comecei a comprar quase todos os livros que apareciam no mercado, desde fitas a manuais; participei durante um bom tempo do curso superprofissionais bosch, participei da Universidade do Mecânico (UMEC).”

Assim como  a maioria dos usuários do Fórum Oficina Brasil, que procuram se instuir e contribuir com o grupo, Osair Xavier também compareceu a outros treinamentos: “participei de palestras ligadas à área automotiva no intuito de sempre estar aprendendo as novidades e, claro, faço parte do Fórum Oficina Brasil”, relata.

O reparador faz parte do site de colaboração há sete anos. “Acompanho o Fórum desde 2009. Mais recentemente renovei meu cadastro e tenho participado mais ativamente”, comenta Osair.

O reparador conta um pouco sobre as amizades que fez no site, provando que não é somente de tirar dúvidas que o Fórum Oficina Brasil vive: “neste mesmo Fórum conheci pessoas que já faziam diagnósticos avançados com osciloscópio. Aí decidi comprar um osciloscópio e foi com o pessoal do Fórum que recebi treinamento, sem pagar nada. Por isso a amizade com o pessoal é importante e proveitosa, nós trocamos informações sem pedir nada em troca”, ressalta Osair Xavier.

“Comprei o livro do professor Humberto Manavella e hoje traduzo literaturas de vários países para estar me aperfeiçoando cada vez mais, pois o aprendizado é diário”, comenta o profissional. Hoje o sobrinho de Osair já trabalha na oficina.

Em futuro próximo o reparador continuará estudando: “vou fazer engenharia, pois trabalho com o que gosto e isso é muito importante. Agradeço ao meu pai, aos que trabalham comigo, aos clientes, aos amigos reparadores e ao Jornal Oficina Brasil, pois juntos resolvemos”, finalizou Osair Xavier.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Jetta entra em funcionamento e depois desliga - erro presente de imobilizador
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor