Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Fera do Fórum: Edilson Jose da Silva

Fera do Fórum: Edilson Jose da Silva

Do mundo virtual para a vida real: conheça os profissionais que mais atuam no Fórum Oficina Brasil

Da Redação
20 de novembro de 2016

O profissional Edilson José da Silva teve o primeiro passo na carreira de reparador independente encorajado pelo pai: “eu comecei em oficinas com 11 anos de idade. O meu pai tinha uma preocupação com o futuro dos filhos. Não queria deixar os filhos na rua e quis encaminhá-los numa profissão”, contou Silva. Ele que, à época, pouco entendia de mecânica, começou com serviços de funilaria: “meu pai nunca mexeu com nada de mecânica, ele era funcionário da prefeitura de São Paulo na área de saúde. A opção mais fácil que ele tinha foram as oficinas do bairro onde eu morava, pois lá não tinha muito comércio nem indústria. O que havia eram algumas oficinas mecânicas. Eu comecei nessas oficinas, ajudando a fazer consertos de funilaria e pintura. E isso já foi um ótimo começo, por que era preciso aprender a montar e desmontar, além de mexer com ferramentas”, relata Edilson.


O reparador nos conta com quais veículos começou a trabalhar, primeiramente: “naquele tempo eu mexia com Fusca, Brasília, Kombi, etc. eram carros bem simples.”

Fera do Fórum: Edilson Jose da Silva
Nickname: Edilson José da Silva
Entrou:
2009
Número de posts: 711
Número de posts no último ano: 102
Empresa: Auto Técnica Lincoln (SP)

 

Quando completou 17 anos, Edilson José da Silva resolveu alçar voos maiores: “fui trabalhar numa oficina em Moema, mais moderna e sofisticada, com ferramental mais apropriado”, falou o reparador. E foi assim que Silva passou a evoluir na profissão. “Comecei a fazer cursos. Eu fiz o primeiro treinamento de injeção eletrônica, depois do lançamento do Volkswagen Gol GTi. Fiz o curso em uma escola na Avenida Paulista, que se chamava Impacta. Esse foi o primeiro que fiz e não parei mais”, relembra Silva.

Edilson José da Silva saiu da oficina de Moema quando tinha 25 anos. “Antes de montar a minha própria oficina eu fazia uns ‘bicos’ em casa. Depois de um certo tempo e de experiência, eu vim para o salão comercial do meu pai, que ele alugava, e comecei a trabalhar na minha própria oficina: Auto Técnica Lincoln. Hoje somos eu, meu irmão e mais dois funcionários.

De acordo com ele, que conheceu o Fórum Oficina Brasil através do jornal, o site de colaboração é extremamente importante para quem atua na área: “o Fórum ajuda muito tanto nas informações que recebemos como na previsão dos futuros problemas que receberemos nas nossas oficinas”, alerta Silva. “Quando eu comecei não tinha informação disponível, a única forma de aprender era com os mais velhos. Não havia tecnologia para fazer pesquisas, era na raça que o sujeito aprendia”, afirma Silva.

Logo que fez seu cadastro, o que mais chamou a atenção de Edilson José da Silva foi o engajamento dos inscritos: “o que eu mais gostei no Fórum, logo no início, foi ver a participação das pessoas e integrantes muito capacitados, tanto na mecânica quanto na elétrica. Isso ajuda bastante. A diferença entre os cursos e o Fórum Oficina Brasil é que nos treinamentos nós aprendemos a teoria, e no site de colaboração, vemos a prática. E é justamente essa a importância do Fórum, porque ninguém aprende a resolver os problemas do dia a dia com o que aprende na escola, apenas com a teoria. É só com trabalho duro e com o site de colaboração que conseguimos resolver todos os casos”, explica.

“O Fórum Oficina Brasil, para quem está começando na reparação independente, é muito bom. Dá para aprender com as perguntas dos outros, é uma escola de mecânica. Não tem como não aprender”, finaliza o reparador.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força