WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Duster 2017 com a sonda lambda travada

Duster 2017 com a sonda lambda travada

Saiba qual a resolução do defeito no modelo da Renault

Da Redação
22 de abril de 2018

Defeito: O carro foi levado para a oficina com a luz de anomalia acesa e com as duas sondas travadas. No scanner apresentou código P0138 (curto-circuito no positivo dos cabos, circuito de aquecimento da sonda e módulo de controle do motor).

Diagnóstico: O reparador iniciou o diagnóstico verificando os componentes conforme as informações que o scanner apresentou. Os testes realizados foram no chicote, positivo e negativo, em seguida na continuidade e depois no módulo.

Todos os testes foram concluídos com sucesso e sem rastros de defeitos. As sondas foram substituídas por novas, mas os códigos de erro permaneceram. Com ajuda dos reparadores do Fórum, foi sugerida a verificação da anomalia em outro scanner, para se obter a confirmação da falha.

Solução: Na busca da solução deste defeito, o reparador decidiu realizar um reset, deixando os terminais da bateria encostados por algum tempo. O carro funcionou normalmente sem o excesso de combustível e detectou-se que finalmente a luz se apagou. Feito isso, realizou o check mais uma vez no aparelho de diagnóstico e constatou que as sondas permaneciam travadas. Com a ajuda dos colegas reparadores decidiu obter as informações com outro aparelho. Após isso, observou que as duas sondas estavam trabalhando perfeitamente.

Diante disso, o reparador concluiu que o Reset do módulo foi o procedimento responsável pelo desbloqueio das sondas.

Obs.: Nos carros da Renault ao remover a bateria, a central de mídia do automóvel bloqueia, sendo possível a liberação somente através da (central de atendimento) 0800 Renault, que irá gerar outro código de acesso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força