Notícias
Vídeos

Diagnóstico Automotivo Avançado VIII


Proprietário cuidadoso de um Onix 2014/2015, com apenas 54.000 km

Por: Da Redação - 27 de outubro de 2016

Defeito: Proprietário cuidadoso de um Onix 2014/2015, com apenas 54.000 km, relatou que estacionou o veículo à noite funcionando normalmente, mas na manhã seguinte percebeu que o carro começou a falhar.


Diagnóstico:
Veículo apresentava falha característica de ignição, mas após substituição de componentes gastos (velas e cabos), a falha persistia. Uma análise com osciloscópio mostrou que toda a parte eletrônica estava em ordem, mas através do uso de um transdutor de pressão, a leitura do fluxo de gases do escapamento combinada com o sinal de pulso do injetor 1, apontava uma anomalia de combustão no cilindro 1, e evidenciava retrocesso para a admissão causado por uma provável falha no acionamento ou vedação de válvulas. Com o diagrama gerado no osciloscópio, ficou muito claro a necessidade de abertura do cabeçote, e o cliente autorizou o serviço. 

Solução: Após análise cuidadosa dos componentes do cabeçote, ficou constatado que o came de acionamento da válvula de escape do cilindro 1 se deslocou sobre o eixo comando de válvulas. Com a troca do componente defeituoso, o problema foi solucionado.