Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Diagnóstico Automotivo Avançado II – Diagnóstico de motor

Diagnóstico Automotivo Avançado II – Diagnóstico de motor

Você já ouviu falar em teste de eficiência de coxim hidráulico com osciloscópio?

da redação
19 de outubro de 2016

Muitos reparadores associam o uso do osciloscópio apenas para análise de sinais de componentes eletrônicos, mas reparadores experientes mostram que é possível expandir horizontes, e diagnosticar diversos tipos de componentes. Você já ouviu falar em teste de eficiência de coxim hidráulico com osciloscópio?

Defeito: Veículo equipado com coxim hidráulico apresenta características típicas de perda de eficiência, mas seria possível diagnosticar a falha com precisão e detectar qual o coxim defeituoso, sem ter que desmontar o componente?

Diagnóstico: A resposta é positiva, e com a captura de um oscilograma, é possível comparar as vibrações exercidas pelo motor sobre o coxim, e as vibrações transferidas deste para a carroceria. Na imagem (foto 3), é possível concluir que o coxim está praticamente inoperante.

 

Solução: A desmontagem comprovou o preciso diagnóstico efetuado com o auxílio do osciloscópio, e após a troca, a comprovação da eficiente ação do novo coxim (foto 4).

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força