Defeito: Veículo chegou à oficina com baixa potência. Os sintomas iniciais eram de ponto atrasado, escapamento obstruído ou bomba de combustível com baixa pressão.
Diagnóstico: Com o uso do osciloscópio, reparador experiente notou que o PMS coincidia com o dente 18 da roda fônica, quando o correto seria no dente 20. Porém, os 380° após o PMS estavam exatamente no meio da rampa de admissão, indicando que o sincronismo estava correto (foto 1).
Após a desmontagem para averiguação, reparador notou que o encaixe da roda fônica estava fora do lugar (foto 2), ocasionando o atraso somente no ponto de ignição. Já a engrenagem do virabrequim estava montada de forma correta e sincronizada com o eixo comando.
Reparador aproveitou para trocar a correia dentada e posicionar corretamente a roda fônica. O veículo recuperou o desempenho normal, e a nova leitura no osciloscópio mostrou o correto sincronismo do motor e o ponto de ignição no momento exato, no dente 20 (figura 3).